1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Audiência Pública debate Povos das Fronteiras

Foi realizada na última sexta-feira (12) a Audiência Pública “O Rosto dos Povos das Fronteiras” organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão, e a Comissão Parlamentar do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Paraná.

13/08/2011 - 06:12


De acordo com Pró-Reitor de Extensão, Wilson João Zonin, a audiência é necessária para a integração das instituições e formalização de novas políticas públicas para o fortalecimento de uma América Latina mais humana e sustentável. “Precisamos resgatar valores e ideias e superar as limitações para maior integralização da América Latina”, frisou.
Durante o dia ocorreram debates sobre o tema “Revitalização das Fronteiras como impulso à integração dos povos latino-americanos” e foi realizada a apresentação do projeto “O Rosto dos Povos das Fronteiras”, e entregue o projeto às autoridades.
O projeto “O Rosto dos Povos das Fronteiras” consiste na criação de Alamedas do Conhecimento (Corredores Culturais ou Centros de Excelência educacionais e culturais), bi ou tri-nacionais, em regiões de fronteiras alfandegárias entre Brasil e outros países da América Latina, com a participação de Universidades, organizações governamentais e não governamentais e comunidades locais e regionais.
Participaram da abertura o reitor da Unioeste, Alcibiades Luiz Orlando; o deputado estadual professor Lemos, também presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul e Assuntos Internacional da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; deputados federais; prefeitos; secretários; representantes de governos latino-americanos, do setor empresarial, de universidades latino-americanas.
Também estiveram presentes representantes de ONGs, sindicatos, além de categorias de classe, e de movimentos sociais. Na abertura também aconteceu apresentação do grupo Mbyrate da comunidade indígena do Tekoha Añetete, coordenado pelo professor indígena Vicente Vogado que cantaram as músicas Nhapu'ã e Neikatu.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29