Img 3650

EDUCAÇÃO

Covid-19: PAM/Mini Hospital e UPA já estão alinhados ao novo protocolo da SESA

A nova regra vale para pessoas que tiveram contato com pacientes sintomáticos para Covid-19
02/03/2022 - 17:52
Por Assessoria


A Secretaria de Saúde de Toledo atualizou a norma de isolamento para quem tiver contato com pacientes sintomáticos para Covid-19, conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). A mudança começou a valer no último dia 25 e, desde então, às pessoas que possuem o esquema vacinal completo contra o coronavírus (duas doses e o reforço) ou contraíram a doença nos últimos 90 dias não precisam mais fazer quarentena. 

Segundo informações do diretor-geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti, essa é a 10ª versão sobre o fluxo de atendimento e referencia como deve ser o isolamento das pessoas que tiveram contato com pacientes confirmados e permanecem assintomáticas. Com isso, os toledanos que se enquadram nos requisitos previstos na orientação, não precisam mais permanecer isolados, mesmo que morem na mesma residência de diagnosticados ou pessoas com sintomas. 

Pedrotti ainda lembra que “apesar desta nova orientação, é preciso manter as medidas de segurança. Uma delas é evitar o contato com a pessoa contaminada, ou seja, mantê-la isolada dos outros moradores da casa, usar corretamente a máscara, a assepsia frequente com água e sabão ou álcool em gel 70% e a higiene dos ambientes”.

Orientações - Se você teve contato próximo com um paciente com Covid-19, não precisa manter o período de quarentena se estiver em dia com sua vacina para Covid-19. A comprovação de esquema vacinal completo deve ser feita por meio da carteira de vacinação. O documento também pode ser obtido  no aplicativo conecte SUS. confirmou para Covid-19 nos últimos 90 dias.

Para quem teve contato com alguém contaminado deve usar a máscara bem ajustada perto de outras pessoas, inclusive dentro de casa, por 10 dias a partir da data do seu último contato próximo com alguém com Covid-19. É importante também não ir a lugares onde não possa usar máscara, como restaurantes e refeitórios, e evite comer perto de outras pessoas em casa e no trabalho. 
Sem nome %281144 x 250 px%29