Img 3650

INTERNACIONAL

Guerra na Ucrânia: Maior usina nuclear da Europa pega fogo após ataque russo

Em caso de explosão, desastre na Ucrânia pode ser dez vezes maior que Chernobyl
04/03/2022 - 08:44
Por TV Cultura


A usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada na Ucrânia, pegou fogo na noite desta quinta-feira (3) após ataque de soldados russos na região. A informação foi feita por Dmytro Orlov, prefeito de Energodar, cidade vizinha atacada hoje pela manhã.

Zaporizhzhia é a maior usina do tipo em toda a Europa. Caso ocorra uma explosão, os danos podem ser dez vezes maiores que a tragédia de Chernobyl, segundo publicação do chanceler ucraniano Dmytro Kuleba.

O diretor da usina afirmou que os níveis de radiação estão dentro da normalidade no local.

O ataque foi condenado pela comunidade internacional. A União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções econômicas para isolar ainda mais Moscou.

As autoridades ucranianas informaram ainda que "tiros altos" foram ouvidos na cidade de Enerhodar. "Muitos jovens com roupas desportivas e armados com kalashnikovs entraram na cidade, arrombando portas e tentando entrar nos apartamentos", afirmou a Energoatom em comunicado.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, juntou-se ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para pedir ao Ocidente que feche os céus sobre as centrais nucleares da Ucrânia.
Sem nome %281144 x 250 px%29