O presidente do Instituto Maytenus, Jair Pelegrin, destacou que a principal dificuldade enfrentada na aquisição destes recursos é a sua constância. Ele observa que em um ano o recurso é disponível e no outro não. “Além da constância deste recurso, a Câmara gostaria que houvesse um recurso especificamente voltado para o atendimento ao agricultor. Hoje o recurso do Programa Universidade Sem Fronteiras é destinado somente ao treinamento do formando e não a nada relacionada a assistência técnica”. O presidente do Instituto Maytenus sugeriu que se faça uma inversão no edital “O formando deve ser capacitado, mas o agricultor não deve ser um mero expectador, e sim, ele deve receber um serviço de qualidade”.
Pelegrin ainda salientou que é direito do Governador Roberto Richa em alterar ou não o formato do Programa. No entanto, para ele cabe as entidades fazer suas sugestões. “Nós pretendemos manter contato com a SETI para apresentar as nossas propostas para que o próximo edital atenda o interesse do agricultor de uma forma mais enfática. Enfim, a Câmara faz a representação política dos agricultores”.
Na próxima semana, os integrantes da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica vão elaborar sugestões para serem encaminhadas a SETI ainda neste mês.
O agricultor não deve ser um mero expectador, e sim, deve receber um serviço de qualidade, afirma Pelegrin
No final do mês passado, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Programa de Extensão Universitária Universidade Sem Fronteiras (USF), lançou o primeiro edital do subprograma Incubadora de Direitos Sociais. A expectativa é que a SETI divulgue, ainda neste ano, um edital na área de agroecologia. Diante disso, os representantes da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar discutiram, no final da tarde desta sexta-feira (12), estratégias para que os recursos do edital também auxiliem a assistência técnica e aos produtores orgânicos da região. A reunião foi realizada no I Seminário de Alimentos Orgânicos de Toledo.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


