O presidente do Instituto Maytenus, Jair Pelegrin, destacou que a principal dificuldade enfrentada na aquisição destes recursos é a sua constância. Ele observa que em um ano o recurso é disponível e no outro não. “Além da constância deste recurso, a Câmara gostaria que houvesse um recurso especificamente voltado para o atendimento ao agricultor. Hoje o recurso do Programa Universidade Sem Fronteiras é destinado somente ao treinamento do formando e não a nada relacionada a assistência técnica”. O presidente do Instituto Maytenus sugeriu que se faça uma inversão no edital “O formando deve ser capacitado, mas o agricultor não deve ser um mero expectador, e sim, ele deve receber um serviço de qualidade”.
Pelegrin ainda salientou que é direito do Governador Roberto Richa em alterar ou não o formato do Programa. No entanto, para ele cabe as entidades fazer suas sugestões. “Nós pretendemos manter contato com a SETI para apresentar as nossas propostas para que o próximo edital atenda o interesse do agricultor de uma forma mais enfática. Enfim, a Câmara faz a representação política dos agricultores”.
Na próxima semana, os integrantes da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica vão elaborar sugestões para serem encaminhadas a SETI ainda neste mês.
O agricultor não deve ser um mero expectador, e sim, deve receber um serviço de qualidade, afirma Pelegrin
No final do mês passado, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Programa de Extensão Universitária Universidade Sem Fronteiras (USF), lançou o primeiro edital do subprograma Incubadora de Direitos Sociais. A expectativa é que a SETI divulgue, ainda neste ano, um edital na área de agroecologia. Diante disso, os representantes da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar discutiram, no final da tarde desta sexta-feira (12), estratégias para que os recursos do edital também auxiliem a assistência técnica e aos produtores orgânicos da região. A reunião foi realizada no I Seminário de Alimentos Orgânicos de Toledo.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5UFPR e Biopark firmam protocolo de intenções para construir ambulatório
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto