1144x150 %284%29

O agricultor não deve ser um mero expectador, e sim, deve receber um serviço de qualidade, afirma Pelegrin

No final do mês passado, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Programa de Extensão Universitária Universidade Sem Fronteiras (USF), lançou o primeiro edital do subprograma Incubadora de Direitos Sociais. A expectativa é que a SETI divulgue, ainda neste ano, um edital na área de agroecologia. Diante disso, os representantes da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar discutiram, no final da tarde desta sexta-feira (12), estratégias para que os recursos do edital também auxiliem a assistência técnica e aos produtores orgânicos da região. A reunião foi realizada no I Seminário de Alimentos Orgânicos de Toledo.

13/08/2011 - 07:44


O presidente do Instituto Maytenus, Jair Pelegrin, destacou que a principal dificuldade enfrentada na aquisição destes recursos é a sua constância. Ele observa que em um ano o recurso é disponível e no outro não. “Além da constância deste recurso, a Câmara gostaria que houvesse um recurso especificamente voltado para o atendimento ao agricultor. Hoje o recurso do Programa Universidade Sem Fronteiras é destinado somente ao treinamento do formando e não a nada relacionada a assistência técnica”. O presidente do Instituto Maytenus sugeriu que se faça uma inversão no edital “O formando deve ser capacitado, mas o agricultor não deve ser um mero expectador, e sim, ele deve receber um serviço de qualidade”.
Pelegrin ainda salientou que é direito do Governador Roberto Richa em alterar ou não o formato do Programa. No entanto, para ele cabe as entidades fazer suas sugestões. “Nós pretendemos manter contato com a SETI para apresentar as nossas propostas para que o próximo edital atenda o interesse do agricultor de uma forma mais enfática. Enfim, a Câmara faz a representação política dos agricultores”.
Na próxima semana, os integrantes da Câmara Setorial de Agroecologia e Agricultura Orgânica vão elaborar sugestões para serem encaminhadas a SETI ainda neste mês.

Sem nome %281144 x 250 px%29