Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Partidos discutem ética como linha mestra de ações de agentes públicos

Debater a ética na política nos tempos atuais se torna cada vez mais necessário para fazer frente aos escândalos de corrupção que se evidenciam no cenário nacional. E é na base da formação dos futuros políticos que pode estar uma saída. Neste sábado, líderes políticos, militantes e futuros candidatos ao pleito eleitoral em 2012 estiveram reunidos justamente para debater de que forma a ética deve ser o elemento fundante do exercício político.

13/08/2011 - 12:48


O tema ética foi o eixo central do seminário promovido no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo neste sábado pelo conselho dos partidos de oposição PMDB, PT, PSC, PSDC,PR e PDT. O encontro de formação política teve como objetivo preparar os futuros candidatos alinhar as questões éticas a da importância do papel da representação política para aqueles que têm pretensões eleitorais em 2012.

O palestrante Almir José Weinfortner, mestre em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas explicou que o foco das discussões é trabalhar questões como, as lições do passado para a prática atual; o lugar da ética na política; ética da responsabilidade; atitude ética e vida pública. Weinfortner salientou que debater ética remete necessariamente àquilo que se espera das ações das pessoas em sociedade. “Precisamos levar em consideração o que se espera em termos de atitude no âmbito público e profissional. Especificamente na política, temos que analisar que são pessoas que representam a vontade de outros como deputados, senadores, vereadores, enfim os eleitores depositam confiança nessas pessoas. E que tipo de atitude ética corresponde à expectativa da população?”, questiona o professor. Ele destaca ainda que ser ético significa acima de tudo decidir de forma racional, pautando-se no bom senso e considerando a circunstância na qual se está envolvido, e também a vontade do coletivo. “A sociedade depende de ações sóbrias e responsáveis para que possamos melhorar”, defendeu.

O presidente do PMDB, Beto Lunitti, explicou que a finalidade do encontro é promover um processo de integração e interação entre os partidos que fazem parte do conselho de partidos de oposição. Sobre o tema do encontro, o presidente do PMDB destacou que “as pessoas que estão envolvidas nas propostas de formação de políticas púbicas como os candidatos ao Executivo, Legislativo – pessoas que pretendem conduzir as políticas - necessariamente tem que ter claro como o exercício da política é um exercício de ética e compromisso público com a coletividade. “Este time de partidos quer efetivamente uma política de absoluta transparência dentro das questões éticas, morais e de boa conduta”, salientou.

Valtair Apolinário, presidente do PT, afirmou que a postura do conselho dos partidos de oposição é trabalhar junto à base qual é a forma correta de dialogar com a população. “O objetivo é preparar plena e integralmente nossos candidatos para que não prometam, não enganem o eleitor com promessas que não poderão cumprir. Queremos que nossos candidatos façam uma conversa franca com o eleitor daquilo é possível fazer enquanto prefeito e vereador. Ouvindo o eleitor e mostrando o que nosso plano de governo pode fazer para atender as demandas da comunidade”, disse.

O representante da Executiva do PDT, Benir Rotta, se fez presente no encontro acompanhado do vereador João Martins. Na oportunidade ele destacou que é legítimo os partidos travarem esse diálogo. Entretanto ele declarou que o PDT está passando por um processo de renovação da Executiva, e que no momento o partido está voltando às bases do governo municipal. A entrevista completa com Benir Rotta será veiculada na próxima segunda-feira (15).

 

Confira reportagem em vídeo.

Texto Rosselane Giordani

Entrevista Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29