1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREGO

Centros da Juventude de Toledo receberão projeto de preparação ao 1º emprego

Ao todo, serão 11 encontros semanais, sempre aos sábados (das 8h30 às 11h30), que abordarão temas pertinentes ao ingresso no mercado de trabalho.
10/03/2022 - 18:15
Por Prefeitura Municipal de Toledo


Estão abertas as inscrições para jovens de 16 a 18 anos de idade participarem gratuitamente do projeto “Preparando para o primeiro emprego”. A promoção é da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH). Ao todo, estão sendo disponibilizadas 40 vagas e os interessados em preenchê-las devem procurar o Centro da Juventude (CJU) mais próximo de casa levando RG, CPF e comprovante de residência. Se for menor de idade, o candidato deve ir acompanhado de um responsável legal, que também deverá apresentar RG e CPF.
O projeto foi criado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UNIOESTE e existe desde 2015. “Esta iniciativa vinha sendo realizada no CJU Márcio Bombardelli, no Jardim Europa. A novidade é que, a partir deste ano, turmas estão sendo abertas também no CJU Mariana Von Borstel, no Jardim Coopagro”, pontua a titular da SMDH, Jennifer Thays Chagas Teixeira.
As aulas iniciam no dia 19 de março. Ao todo, serão 11 encontros semanais, sempre aos sábados (das 8h30 às 11h30), que abordarão temas pertinentes ao ingresso no mercado de trabalho. Os temas estão divididos em três módulos: Preparação para o Primeiro Emprego (Currículo e empregabilidade; Entrevista e oratória; Educação financeira; e Postura e ética no trabalho), Conhecendo uma Empresa (Rotinas administrativas; Gestão de equipes e liderança; e Administração de empresas) e Como Construir uma Carreira (Empreendedorismo; Recursos tecnológicos; Mídias e Comunicação; e Inglês para negócios). Sob a supervisão de seus professores, estes conteúdos serão ministrados por acadêmicos de Secretariado Executivo, para os quais está sendo oportunizada uma situação de envolvimento na vida social da comunidade e em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão.
Jennifer observa que o projeto complementa outras ações de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho do público jovem desenvolvidas pela SMDH. “Por meio desta atividade, o aluno tem acesso a conhecimentos que o fazem ter um olhar diferente sobre o universo laboral, sabendo, de maneira geral, o que as empresas esperam de seus colaboradores e, a partir disso, tomar decisões certas em sua carreira”, pontua. “Fazer este adolescente conseguir um emprego e, posteriormente, manter-se nele é o principal objetivo deste projeto. Em outra frente, também trabalhamos para que as empresas, que normalmente não contratam mão de obra sem experiência, olhem com carinho para este aluno bem qualificado, que tem maiores possibilidades de ser contratado e exercer bem a suas funções”, analisa.
Sem nome %281144 x 250 px%29