1144x150 %284%29

AMBIENTE

Mês da Água: recuperação de nascente é realizada na Linha União

O projeto continuará através da recuperação de outras duas nascentes.
11/03/2022 - 19:54
Por Prefeitura Municipal de Toledo


O mês da água continua repleto de ações. Nesta quinta-feira (10) foi realizada a recuperação da nascente na propriedade do produtor Claudecir Pielk, na Linha União, próximo a São Salvador. A ação foi conduzida pelos gestores municipais de Educação Ambiental das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Ambiental e Saneamento. Participaram voluntários Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), Sanepar, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Núcleo ODS), Coletivo Educador e Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CISEA).
Além de recuperar e a única fonte hídrica da propriedade, os gestores reforçaram a importância da água para os seres humanos. “O sentimento é de dever cumprido, pois como educadora sempre enfatizamos para os educandos a importância de preservar os recursos hídricos. Esta recuperação beneficiará a família Pielk com água de qualidade, além de aumentar consideravelmente a possibilidade desta nascente se manter ativa por longo tempo”, destacou a gestora ambiental, coordenadora de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Sandra Kopeginski.
O proprietário da área, Claudecir Pielk, agradeceu pela ação realizada. Segundo ele, já fazia anos que buscava esse apoio para proteger a única fonte de água que abastece 70 cabeças de gado leiteiro e também a própria família. “Água é vida, nós dependemos diretamente desse recurso para sobreviver. Agora estamos contentes, pois poderemos consumir uma água limpa e de qualidade”, afirmou.
O monitor contratado pelo Convênio Linha Ecológica e Itaipu Binacional para realizar a parte técnica e operacional na nascente, Maycon Tavares, explicou que foi realizado um trabalho de proteção da nascente. “Para isso utilizamos a técnica de reutilizar a contenção que já existia no local. Fizemos o preenchimento com pedras, que funcionarão como filtro, deixamos dois canos, um que está enterrado e outro superficial, para captação dessa água, cobrimos para que não haja contaminação externa e agora o produtor poderá usar essa água, que vai direto para a propriedade dele onde será utilizado tanto para a bovinocultura, quanto para o uso doméstico”, pontuou.
Outras ações estão previstas ainda para o mês de março. Serão recuperadas outras duas nascentes. Também será realizado o concurso "Um Rio Passa por Aqui" nas escolas e centros de educação infantil. A programação completa está acessível no Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento.
Sem nome %281144 x 250 px%29