1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Colégio La Salle inaugura Laboratório Avançado de Tecnologia e Inovação

O espaço segue as diretrizes da BCCI que estimulam quatro habilidades - curiosidade artístico-científica, intenção criativa, construção-colaborativa e pensamento complexo.

14/03/2022 - 15:43
Por Assessoria


O Colégio La Salle junto à Nave à Vela, implementa a partir deste ano, o Projeto de aprendizagem Maker. O Projeto está em sintonia com as dez competências previstas na BNCC e desenvolve Competências da Base Curricular para Cultura de Inovação (BCCI). As diretrizes da BCCI estimulam quatro habilidades - curiosidade artístico-científica, intenção criativa, construção-colaborativa e pensamento complexo.

O espaço Maker é um Laboratório Avançado de Tecnologia e Inovação. Um ambiente de experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento. Na aprendizagem Maker, o aluno aplica o que aprendeu em sala de aula - é o aprender fazendo. Assim, os estudantes são desafiados a construírem seu próprio projeto e, além de imprimirem significado ao aprendizado, desenvolvem autonomia, empatia e colaboração.

As aulas são modulares e como estão linkadas à BNCC, possibilitam ao aluno construir seu próprio repertorio sócio cultural. “Os alunos são incentivados a desenvolverem protótipos ou projetos autorais. Nesse processo, o estudante passa a ter uma relação exploratória com o conhecimento e, assim, desenvolve sua autonomia. Além de construir uma educação mais significativa”, argumenta a Supervisora Pedagógica  e Coordenadora do Ensino Médio, Josiane Proti.

Para a efetivação do Espaço Maker, o Colégio La Salle investiu em equipamentos e estrutura, conforme a planta discutida com a Nave à Vela. “Além dos materiais básicos do espaço Maker, o Laboratório de Tecnologia e inovação conta com cortadora laser, impressora 3D, 40 Chromebook, tablets e baú maker – que contém todas as ferramentas, que os alunos usarão para a construção de protótipos e projetos para resolução de problemas. Além disso, há um painel com ferramentas, como por exemplo, martelos, alicates, fios e astes flexíveis, enfim, tudo que estiver vinculado à execução dos projetos tecnológicos e de inovação”, detalhou o Diretor do Colégio La Salle, Irmão André Muller. 

O Diretor destaca que, além do espaço físico, o Laboratório terá um caráter móvel. “Para isso, também investimos num link dedicado, pois junto com todo ferramental do espaço, os estudantes tem tudo isso integrado a diversas plataformas, para validar, testar e finalizar suas tecnologias e inovações”.

O Espaço Maker vai atender alunos do 8º, 9º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª Série do Ensino Médio, mas o acesso e uso do laboratório é para todos os alunos do Colégio La Salle. 

O Projeto Aprendizagem Maker intenciona formar jovens capazes de construir caminhos, que impactam positivamente, no mundo. “Além de potencializar o aprendizado dos estudantes, a aprendizagem Maker fomenta o desenvolvimento do aluno, estimula as quatro competências Maker, importantes para o mundo de hoje, ou seja, estamos promovendo uma formação criativa e integral dos nossos estudantes”, destaca o Diretor.

Sem nome %281144 x 250 px%29