Casa de not%c3%adcias 1144x150

AMBIENTE

Nascente é recuperada no Distrito de São Miguel

A atividade integra a programação do Mês da Água de Toledo
16/03/2022 - 18:00
Por Prefeitura Municipal de Toledo


Foi realizada no Distrito de São Miguel nesta terça-feira (15) na propriedade da família Kamphrost uma oficina de recuperação de nascentes. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Toledo em parceria com a Linha Ecológica e a Itaipu Binacional, e faz parte da programação do Mês da Água do Município.
O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Júnior Henrique Pinto, destacou a importância das ações de Educação Ambiental. “Ao realizar esse trabalho nas nascentes estamos contribuindo com a preservação dos nossos recursos hídricos. A água é fonte de vida para o homem e também para as plantações e animais. Após essa intervenção na propriedade da família Kamphrost eliminamos os possíveis contaminantes e deixamos uma água mais limpa e pura para ser utilizada”, salientou Júnior.
O engenheiro agrônomo e técnico ambiental, Maycon Tavares, explica qual atividade foi realizada na nascente. “Fizemos a limpeza, tiramos toda a sobra de matéria orgânica, de resíduos que estão em decomposição dentro do local, em seguida localizamos o olho d’água, onde realmente a nascente está nascendo, na sequência fazemos a limpeza e contenção, colocamos as pedras rachão para serem usadas como um filtro e colocar os canos para saída de água, vedando tudo com solo cimento (mistura de terra e cimento para dar aderência e fixação, evitando contaminação externa futuramente)”, explicou o engenheiro.
Essa é uma ação que envolveu várias mãos. Além dos monitores responsáveis pela recuperação da nascente, todos os voluntários literalmente colocaram a mão na massa e, de forma colaborativa, tornaram possível a recuperação da nascente. Participaram integrantes do Cisea, Gestores de Educação Ambiental, Núcleo ODS, IDR, Coletivo Educador e Sanepar.  Todos coordenados pelas secretarias de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e Educação.
Outras ações estão previstas ainda para o mês de março, entre elas estão a recuperação de outra nascente, contação de histórias, dinâmicas ecopedagógicas  e o concurso “Um Rio Passa por Aqui”, envolvendo escolas e centros de educação infantil na pintura de bueiros. A programação completa está acessível no Instagram da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento.
Sem nome %281144 x 250 px%29