Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

RCD Cidades apresenta projeto de robótica educacional destaque no Paraná

Pato Bragado de cinco mil habitantes foi um dos primeiros do Estado a ter uma estrutura voltada para a formação de práticas pedagógicas no ensino integral
17/03/2022 - 07:27
Por Assessoria


Pato Bragado, no Oeste do Paraná, tem apostado na robótica para tornar as aulas do ensino integral mais atrativa para os estudantes. O modelo e como o município de cinco mil habitantes foi um dos primeiros do Estado a ter uma estrutura voltada para a formação de práticas pedagógicas, aliando educação criativa e tecnologia, será apresentado no RCD Cidades desta quinta-feira (17), às 10 horas.

A secretária de Educação e Cultura de Pato Bragado, Cristiane Scheuermann Bonatto, e o colaborador profissional de Sistemas, Edson Borssoi, são os convidados do programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho. “Vamos tirar dúvidas ao vivo e trazer detalhes que possam contribuir com a adoção do projeto nas escolas municipais”, explica o diretor da RCD.

Segundo Cristiane, o projeto que começou a ser implantado em 2019, com 195 alunos no contraturno escolar, deve ser retomado nos próximos meses e pais, alunos e comunidade serão convidados para conhecerem o mundo da robótica em uma aula experimental. “O principal objetivo é despertar nos alunos esse lado científico, mostrar esse lado da tecnologia que é muito simples e escola não pode ficar fora desse mundo digital, temos que nos envolver. Essa é a nossa função”, observa.

Ainda de acordo com a secretária, o custo inicial para a implantação do projeto foi de R$ 81 mil, contemplando equipamentos, espaço e capacitação dos professores em empresas especializadas. "A educação integral tem que ser algo diferenciada do currículo, algo atrativo que as crianças queiram frequentar. No mundo digital que vivemos é um chamamento muito grande", completa a secretária.

Além do laboratório de robótica, o município vem investindo na modernização das salas de aula e institui um projeto que fornece internet gratuita para famílias de baixa renda.
Sem nome %281144 x 250 px%29