1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo flexibiliza uso e máscaras não são mais obrigatórias em espaços abertos

A liberação também vale para crianças menores de 12 anos em espaços abertos ou fechados
17/03/2022 - 15:47
Por Assessoria


Conforme já vinha sendo anunciado pela administração municipal, por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Saúde, Toledo vai adotar a mesma postura determinada pelo Governo do Paraná em relação às máscaras. A partir desta quinta-feira (17), fica flexibilizado o uso em algumas situações e as orientações estarão presentes em um decreto municipal que será publicado nas próximas horas e alinhado ao Decreto Estadual Nº 10.530/2022.

Há quase dois anos, desde abril de 2020, era obrigatório o uso das máscaras no Paraná e agora fica facultativo em espaços ao ar livre. A liberação também vale para crianças menores de 12 anos em espaços abertos ou fechados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda a utilização. Para locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) e para indivíduos com sintomas de Covid-19 o uso segue obrigatório.

O prefeito Beto Lunitti disse que mesmo levando em consideração o quadro epidemiológico favorável, com baixo índice de ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19 na região (a Macro Oeste tem o menor percentual de ocupação de leitos entre as macrorregiões), o avanço da cobertura vacinal em Toledo (uma das maiores do Brasil com 94,22%) e manutenção do quadro de estabilidade do cenário após o Carnaval, Toledo optou em manter-se alinhado ao que determina o estado do Paraná.

Conforme o gestor, este é um momento aguardado por todos, porém é preciso agir com cautela. “Tomamos por decisão sempre estarmos muito próximos das orientações da gestão estadual e agora não foi diferente. Após dois anos, começamos a vivenciar um cenário bem animador. Este é um primeiro passo”, comemorou.
Sem nome %281144 x 250 px%29