1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Assistência Social promove 1º Encontro de Lideranças e Políticas Públicas

O objetivo do encontro é construir um canal de comunicação para aproximar a secretaria das lideranças comunitárias de Toledo e favorecer a disseminação da informação acerca dos serviços públicos
18/03/2022 - 19:23
Por Prefeitura de Toledo


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, na manhã desta sexta-feira (18), no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, o 1º Encontro de Lideranças e Políticas Públicas. Representantes da associação de moradores de bairros, distritos e localidades, e de outras organizações da sociedade toledana participaram do evento, durante o qual técnicos da pasta apresentaram informações a respeito das ações desenvolvidas na proteção social básica e especial, orientando os presentes a identificar casos em que estas podem ser aplicadas e para onde devem ser encaminhados.

Segundo a titular da SMAS, Solange Silva dos Santos Fidelis, o objetivo do encontro é construir um canal de comunicação para aproximar a secretaria das lideranças comunitárias de Toledo e favorecer a disseminação da informação acerca dos serviços públicos. “Os convidados para este evento convivem diariamente com questões em que a rede de proteção social precisa entrar em ação, sobretudo situações de violência e de insegurança alimentar, a qual foi agravada desde o início da pandemia”, relata. “É muito importante saber orientá-los sobre qual atitude tomar, a qual órgão recorrer quando fatos assim ocorrem em sua área de liderança, visando contribuir com as orientações assertivas de quais serviços buscar. A partir deste conhecimento que eles estão adquirindo, será possível facilitar o acesso de toda a população ao serviços intermediados pela Assistência Social e pelas demais secretarias”, pontua.

Durante o evento foi apresentada a proposta para que encontros como este aconteçam quadrimestralmente, a qual foi aprovada. “Entendemos que estas ocasiões são fundamentais para repassarmos informações e aproximarmos as relações entre poder público e sociedade. Foi apresentada proposta de encontros quadrimestrais o que foi aderido pelo grupo, e a partir deste momento vamos estabelecer um cronograma”, pontua Solange.

Entre outras lideranças, estava na plateia a Keia Tonin, presidente do Formiguinhas Solidárias, grupo de amigas criado em 2020 com o objetivo de auxiliar famílias diretamente prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus. “Este encontro foi muito produtivo, pois serviu para eu olhar com outros olhos o trabalho realizado pela Assistência Social em nosso município e também para eu tirar algumas dúvidas. É um trabalho complexo cuja demanda procuramos contribuir com nosso trabalho, tanto que pedi uma cópia do material que foi apresentado para podermos usá-lo para consultas futuras”, relata. “Em dois anos, nosso grupo cresceu de 4 para 250 membros. Neste time existem pessoas de vários setores da sociedade realmente engajadas, as quais, dentro de suas áreas, fazem o melhor que podem. Contudo, as Formiguinhas Solidárias podem, com a estrutura que tem, ajudar uma ou, no máximo, duas vezes cada família. Infelizmente, esta realidade tem sido bastante comum em Toledo e, neste cenário, é importantíssimo facilitar o acesso da população às políticas públicas em assistência social”, avalia.
Sem nome %281144 x 250 px%29