Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Biblioteca Pública Municipal conclui mudança de acervo para sede provisória

A previsão é que o imóvel seja ocupado por apenas um ano, enquanto durarem as reformas do espaço original.
22/03/2022 - 19:01
Por Prefeitura Municipal de Toledo


Foi concluído nesta terça-feira (22) o processo de mudança do acervo da Biblioteca Pública Municipal para a sede provisória, localizada na Avenida Parigot de Souza, nº 2946, a uma quadra do Parque Ecológico “Diva Paim Barth”. O imóvel, com 775,60 metros quadrados de área construída, foi locado pelo período de um ano, enquanto o espaço original, na região central da cidade, estiver sendo reformado. 

Antes da chegada dos 62 mil volumes (42 mil disponíveis ao público e 20 mil em reserva técnica) ao prédio, as prateleiras que os abrigarão - bem como todo o mobiliário da biblioteca - foram transportadas e instaladas no local entre sexta-feira e domingo (18 a 20). A fase final do trabalho, que é carregar as caixas onde o acervo estava guardado no caminhão e descarregá-las no destino, ocorreu hoje. 

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, explica que, após a finalização da mudança, os servidores irão se dedicar nos próximos dias à organização do acervo. "Este é um trabalho meticuloso que deve seguir as normas de organização do acervo e de cadastro dos exemplares. Por isso, leva alguns dias até que tudo esteja organizado e o acervo disposto para consulta e empréstimos. Acreditamos que até meados de abril teremos concluído este processo”, pontua. 

Enquanto esse dia não chega, os apaixonados pela leitura poderão fazer sua carteirinha e retirar livros para empréstimo na Estação da Leitura, dentro do Terminal Urbano, e/ou na extensão da Biblioteca Pública Municipal, localizada na Vila Pioneiro, anexa ao Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer. Ao todo, estes espaços contam com cerca de 20 mil exemplares à disposição. 

               A reforma 

Situada no Centro Cultural Oscar Silva, a sede original da Biblioteca Pública Municipal passará por uma ampla reforma. Segundo Rosselane, as obras iniciam nos próximos dias e tem previsão de duração de 10 meses, conforme o contrato. O projeto, com área total de 1.419,32 metros quadrados, será executado pela Chinelato Construtora e Incorporadora Ltda., empresa que venceu a licitação ao oferecer o valor de R$ 1.655.000,00. 

A secretária observa que a reforma da Biblioteca Pública Municipal ocorre em momento oportuno, pois o prédio foi construído na década de 1970 e a última adequação ocorreu em 2002. “Com essa revitalização, será possível disponibilizar um equipamento público mais seguro, moderno e confortável para usuários e servidores, com acessibilidade, auditório, salas para estudo e de reserva técnica”, salienta. 

Sem nome %281144 x 250 px%29