1144x150 %284%29

TOLEDO

Em transmissão ao vivo administração municipal anuncia programação dos 70 Anos de Toledo

Além de cantores reconhecidos em nível nacional, mais de 300 atrações locais estarão entre os artistas que subirão aos palcos em diversos bairros e distritos do município
30/03/2022 - 11:13
Por Prefeitura de Toledo


A programação dos 70 Anos de Toledo foi anunciada em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura na segunda-feira (28). As festividades preveem shows, eventos esportivos e culturais, inaugurações e muitas outras atrações. As ações acontecerão de março a dezembro e a programação com datas e locais constam no site oficial do município. 

Além de cantores reconhecidos em nível nacional, mais de 300 atrações locais estarão entre os artistas que subirão aos palcos em diversos bairros e distritos do município. “Eu sou filha desta terra, minha família chegou aqui em 1946, e estou orgulhosa em fazer parte deste momento, onde serão atendidos todos os públicos. Teremos shows, bailes e eventos na sede e interior do município, respeitando as características de cada localidade. Os toledanos terão opções diversificadas, em todos os meses, até dezembro”, comentou a secretária de Cultura e coordenadora dos 70 Anos, Rosselane Giordani. 

Durante o anúncio, o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt externaram, em vários momentos, a importância de comemorar este momento. “Precisamos celebrar. Este é o momento de reconhecer e valorizar esta terra que tanto nos oferece. Será uma maravilha o aniversário de Toledo. Teremos o prazer de celebrar, comemorar e festejar com toda a população. Vamos atender todos os munícipes, de todas as idades”, comentou Lunitti. 

Programação - A comemoração começa com a celebração do Dia dos Pioneiros. Aproximadamente 600 pessoas de famílias pioneiras vão se reunir, na quinta-feira (31), no Clube Toledão. A partir das 9h30 começa a recepção aos convidados, com apresentações artísticas a partir das 10h. Às 11h acontece o cerimonial e o almoço está programado para às 12h. 

A partir desta festa, a programação não para, e traz Thaeme e Thiago, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, para o Show do Trabalhador, no dia 1º de Maio. Além da dupla de renome nacional, diversos artistas locais sobem ao palco para uma grande festa. No mesmo mês acontece o Palco do Trabalhador, com artistas locais, na Vila Pioneiro e no Jardim Panorama. A realização tem o envolvimento da Secretaria de Cultura e Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O metal ganha destaque no Toledo Rock Festival, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, de 27 a 29 de maio. Organizado pela Secretaria de Cultura, além de diversas bandas e cantores locais, as bandas Selvagens à Procura de Lei, Dead Fish e Cadillac Dinossauros sobem ao palco para um grande festival.

Em junho, encerrando o Festival Gospel de Toledo, que acontece de 20 a 24 de maio no Teatro Municipal, é a vez do cantor gospel Israel Salazar se apresentar no Parque Ecológico Diva Paim Barth, no dia 25, às 20h. 

O Parque Ecológico Diva Paim Barth vai respirar a cultura gaúcha em setembro. No dia 19 começa a Semana Farroupilha. A abertura terá Missa Crioula e show com Quarteto Coração de Potro. A programação do evento ainda tem o 1º Festival Nativista e apresentações dos Centros de Tradições Gaúchas e shows com Joca Martins, Os Monarcas e Os Serranos e artistas locais. 

No mês de dezembro, o cronograma prevê a Virada Cultural com Pitty, Terra Celta, Orquestra de Teutônia, Big Time Orchestra e Francisco, El Hombre. Os pratas da casa completam a programação com shows e apresentações das diversas expressões culturais, tudo organizado pela Secretaria de Cultura. Na sequência, no mesmo mês, acontecem as comemorações do aniversário do município, com Guilherme e Benuto, Loubet, Teodoro e Sampaio e Israel e Rodolfo. O tradicional bolo de aniversário também será servido. A ação parte da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Além dos grandes eventos, todos os meses, de março a dezembro, serão realizadas atividades esportivas em nível municipal, regional, estadual e nacional, manifestações culturais das mais diversas vertentes. “Será uma grande comemoração. O cronograma com datas e horários está disponível no site da Prefeitura e todos os toledanos serão contemplados, com atividades descentralizadas”, disse Rosselane Giordani. 

A coordenadora dos 70 Anos ainda reforça que até a tradição dos bailes no interior, e dos festivais, como o Festin, o Festival de Dança, entre outros, está prevista. “Serão mais de 300 artistas locais envolvidos, diversos servidores de várias secretarias municipais trabalhando para fazermos algo para marcar nossa história, que já é linda”, concluiu. 
Sem nome %281144 x 250 px%29