1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Sanepar garante abastecimento de água por mais 30 anos em Assis Chateaubriand

Empresa investe cerca de R$ 4 milhões em obras de infraestrutura de redes de água
06/04/2022 - 19:33
Por Assessoria


A Sanepar iniciou a execução de duas obras estruturantes em Assis Chateaubriand. A Companhia está fazendo a substituição de uma adutora de água tratada, responsável pelo abastecimento de 50% da cidade, e implantando um anel para melhorar o sistema de distribuição. Anel é uma rede maior que faz a distribuição principal da água até as redes mais finas.

Com recursos próprios da Companhia, os investimentos ultrapassam os R$ 4 milhões e garantem o abastecimento para os próximos 30 anos, possibilitando o crescimento desta importante cidade da região oeste do Paraná.

A adutora que foi implantada na década de 1970 com capacidade de transportar aproximadamente cinco milhões de litros de água por dia está sendo substituída por tubulações mais resistentes.  “Com isso, a Sanepar está repondo esse importante ativo no município, utilizando parte do trecho com tubulação em ferro, onde as pressões são mais elevadas, e parte em PEAD (polietileno de alta densidade)”, explica o gerente regional Eduardo Arrosi.  Ao todo serão assentados 3.440 metros de novas tubulações de grande porte.

Para melhorar o sistema de abastecimento também está sendo implantado um anel de distribuição para a região do Jardim Europa, com 2.382 metros de extensão. A tubulação de médio porte percorrerá o trecho entre o reservatório da Sanepar, nas proximidades na Avenida Tupãssi, e a Rua Tchecoslováquia.

Na etapa que está sendo executada na região próxima à Prefeitura, a Sanepar utiliza o método não destrutivo, que consiste na execução de buracos do tipo "cachimbo" de 100 em 100 metros e na perfuração do solo reduzindo a necessidade do rompimento de asfaltos e calçadas e, consequentemente, o transtorno à população.
Sem nome %281144 x 250 px%29