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GERAL

Paraná prepara servidores para atuar em licitações

A Escola de Governo do Paraná – centro de desenvolvimento de competências e formação do servidor público do Estado – realiza nesta semana, entre os dias 15 e 19, o primeiro treinamento completo do ano sobre licitações públicas. O objetivo é capacitar e atualizar servidores que atuam nas comissões de licitação em todas as secretarias e órgãos da administração pública estadual direta e indireta.

15/08/2011 - 12:59


O curso é ministrado pela especialista em Direito Público e Direito Tributário Luciane Schulz Fonseca, professora da Universidade Federal do Paraná, para uma turma de 59 servidores de praticamente todas as áreas do governo estadual. Ao longo de 24 horas/aula, os profissionais do Estado serão preparados para realizar licitações acompanhando todas as novidades da legislação que orienta os procedimentos e garantindo a máxima eficiência e economia na compra de produtos e na contratação de serviços.
Até o fim do ano, o curso terá mais três edições, nos meses de setembro, outubro e novembro. Secretarias com grande demanda, pelo volume de licitações realizadas, também podem organizar turmas especiais exclusivas, entrando em contato com o setor de Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC) da Escola de Governo para o apoio na elaboração do curso.

Treinamento
A Escola de Governo do Paraná faz parte da estrutura da Secretaria da Administração e da Previdência. O secretário Luiz Eduardo Sebastiani explica que, desde a criação da escola, em 2004, a ênfase estava na educação acadêmica do servidor, com pouco destaque para os treinamentos mais práticos, com impacto direto no aperfeiçoamento do serviço público.
O secretário ressalta que a escolarização formal continuará sendo oferecida, inclusive com cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Também será fortalecida a escolarização de nível básico. Para isso, os servidores que ainda não concluíram o ensino médio ou fundamental podem procurar a qualquer momento as unidades de Recursos Humanos a que estiverem vinculados.
A Escola de Governo deverá fortalecer a criação de cursos customizados, que atendam às necessidades específicas de cada secretaria e órgão público estadual, oferecendo consultoria na área de desenvolvimento de pessoas. O foco é ajudar as secretarias e órgãos a aperfeiçoar o trabalho com o objetivo de atingir as metas fixadas nos Contratos de Gestão assinados por todos os secretários estaduais.
Os Contratos de Gestão são uma determinação do governador Beto Richa para que todos os compromissos de trabalho do governo sejam traduzidos em documentos, com metas quantitativas para cada projeto e programa da administração estadual, de forma transparente e aberta ao controle da sociedade.


Da AE Notícias

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