1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo imunizou mais de 85% das crianças contra poliomielite até esta segunda-feira

O Município de Toledo, até o meio-dia desta segunda-feira (15), imunizou 86,7% das crianças contra a poliomielite. A expectativa é atinigir 95% desta população. Por sua vez, 48,81% das crianças foram vacinadas contra o sarampo. O Paraná foi o terceiro estado que mais vacinou no dia “D” de vacinação (75%), ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (79%) e de Goiás (76%). Dados parciais mostram que 546.692 crianças de até cinco anos já foram imunizadas contra a poliomielite (paralisia infantil) e 532 mil crianças de um ano até seis anos completos foram vacinadas contra o sarampo (61%).

15/08/2011 - 13:21


A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Carmem Garbin, informou que a campanha contra a pólio continua até esta sexta-feira (19) em todas as unidades de saúde do Município. Ela solicitou atenção aos moradores quanto ao horário de atendimento de cada posto. “O dia ‘D’ de vacinação foi propício e muitos pais ou responsáveis levaram os seus filhos para serem vacinados”. Carmem salientou que a meta de vacinação contra a poliomielite é atingir 95% das crianças e contra o sarampo a expectativa é imunizar 9.200 crianças, sendo que 4.543 crianças foram vacinadas no sábado.
Para a campanha contra o sarampo, que se estende até 16 de setembro, foram destinadas mais de um milhão de doses da vacina injetável tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O Paraná, até o final da campanha, espera vacinar em torno de 880 mil crianças da faixa etária prevista para o sarampo. A meta é imunizar pelo menos 95% deste universo.
A campanha contra o sarampo coincidiu propositalmente com a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite, visto que aproximadamente 580 mil crianças deverão receber as duas vacinas. Na segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil o Paraná vai vacinar mais de 729 mil crianças menores de cinco anos. Na primeira etapa, realizada em junho, 100% das crianças foram imunizadas.
Contra indicações
As vacinas só são contraindicadas para crianças que tiveram reações anafiláticas a doses anteriores ou com imunodeficiências congênitas ou adquiridas (tumores sólidos ou hematológicos), tratamento com imunossupressores por tempo prolongado ou infecção sintomática pelo HIV. Em caso de dúvida os pais ou responsáveis deverão perguntar ao pediatra se há contraindicação ou se a vacina deverá ser adiada por tempo determinado.
Em 2011, o Ministério da Saúde confirmou 10 casos de sarampo em território nacional, todos relacionados a casos importados da Europa.

 

Com informações da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29