1144x150 %284%29

GERAL

Alunos municipais plantam 250 mudas de árvore no Parque das Araucárias

O Parque das Araucárias recebeu 250 pés desta espécie, na última sexta-feira (12). As mudas de árvores foram plantadas pelos alunos da Escola Municipal Jardim Concórdia. Além de se divertirem ao lidar com a terra, as crianças ressaltaram a ação como uma prova de cuidado com o meio ambiente e reclamaram dos que insistem em jogar lixo próximo ao local. “É uma alegria ajudar o nosso planeta, o problema é essa gente que joga uma porção de coisas por aqui”, resume a menina Isabela Maria Alves, referindo aos sofás, entulhos e aparelhos domésticos que são abandonados no local.

15/08/2011 - 15:08


Quanto ao problema, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente informam que notificarão os moradores ao redor do parque para que tomem conta da área e denunciem esta infração ambiental à Prefeitura. A diretora da Escola Jardim Concórdia, Adriana Pinz César, explica que as crianças frequentam o espaço desde 2007. “Os avós dos alunos, pioneiros de Toledo, relatam que isto aqui era repleto de araucárias. A gente já plantou outras mudas e, uma vez por mês, a gente traz as turmas aqui para realizarem uma coleta de lixo, porém, os materiais grandes não temos como retirar”, pondera Adriana, indicando que a unidade educacional atende a 250 crianças do pré ao quinto ano.   
Existem pelo menos dezenove espécies de araucárias, sendo treze delas endêmicas (pertencentes a um lugar específico). No Brasil, destaca-se o Pinheiro-do-Paraná ou Araucária (Araucaria angustifolia), que se desenvolve em regiões de clima subtropical, necessitando de muita água e bem distribuída ao longo do ano. Encontrado com abundância no passado, atualmente está restrito a áreas preservadas no país. Ecologistas preveem risco de extinção, decorrente de atividades produtivas como extração de madeira e ocupação agropecuária. Hoje, as araucárias ocupam somente três por cento do seu território original.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29