1144x150 %284%29

GERAL

Lei garante conforto e segurança a trabalhadoras noturnas

Sexta-feira, dia 12 de agosto, à noite, precisamente 22h. As trabalhadoras da Pratti Donaduzi  dirigem-se ao ponto de ônibus, onde encontram o prefeito José Carlos Schiavinato, o vice Lúcio de Marchi e secretários. Mais do que a rotina quebrada, elas recebem a notícia de que o desembarque das mulheres, a partir daquele horário, é permitido em qualquer lugar dentro do itinerário da linha. A comitiva municipal seguiu até a rodoviária, baldeia para o circular São Francisco e, em meio aos passageiros e ao balanço do coletivo, sanciona a legislação municipal que o garante o novo direito.

15/08/2011 - 15:12


Com a filha Victória no colo, Renata Nunes Silva Sanchez aprova a medida. “Vai facilitar a vida de muitas colegas com criança pequena, principalmente nas noites frias. Nem todas têm a sorte de ter um ponto quase em frente de casa”, avalia a funcionária da empresa farmacêutica. A novidade, que somente vale para as pessoas do sexo feminino e após as 22h, também recebeu o apoio dos homens. “A gente percebe no dia-a-dia as dificuldades que elas enfrentam, por isso acho uma ideia legal”, elogia o jovem Mauro, de 25 anos, que trabalha há dois anos na Pratti.
Além do conforto, o fator segurança também é destacado pelas novas beneficiárias e por quem atua no transporte urbano da cidade. “Nas linhas da Sadia, já tivemos passageiras se queixando de homens que as perseguiam perto da esquina de casa, porém, nunca soube de assaltos ou outras violências”,  recorda o fiscal Aurélio Dias de Meira, ponderando sobre as mudanças que ocorrerão no trabalho devido à legislação.  “Vamos nos adaptar, principalmente quanto ao tempo da viagem, que deverá aumentar em virtude de mais paradas, mas iremos cumprir a nova determinação”.
A  inspiração para a elaboração desta lei veio de Toronto, no Canadá. “Quando soube dela, percebi que poderia ser de grande utilidade para as mulheres de nosso município”, explica o prefeito José Carlos Schiavinato, enfatizando que a iniciativa também se aplica aos finais de semana. “Estamos aqui para ver se vai funcionar. Elas vão ter preferência e não devem se acanhar na hora de solicitar a parada, mesmo que fora do ponto”. Ainda tímida, Lourdes da Lima Silva fez  valer, pela primeira vez,  o novo direito, ao descer no Jardim Panorama. Na despedida aos ilustres passageiros,  acena com um sinal de positivo.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29