1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Toledo aumentou sua população em 10% com as competições oficiais sediadas no fim de semana

Seis grandes competições aconteceram no município e receberam milhares de visitantes, entre atletas e dirigentes e amantes dos esportes
25/04/2022 - 19:58
Por Prefeitura de Toledo


O fim de semana foi agitado em Toledo. Seis grandes competições aconteceram no município e receberam milhares de visitantes, entre atletas e dirigentes, equipes de arbitragem, trabalhadores de montagem de estruturas e amantes dos esportes. Corrida 24h Torao Takada, Campeonatos Paranaense de Bocha Juvenil e de Arrancada, Torneio de Bolão Porcão, Copa do Brasil de Tênis de Mesa e Copa Oeste de Handebol.

Apesar de algumas dificuldades, em especial para o esporte motor e a corrida de rua, realizados em espaços abertos e que sofreram com o temporal registrado na noite de sexta-feira (24), que comprometeu algumas tendas e parte da infraestrutura, todos os eventos ocorreram de forma abrangente. “Tivemos que fazer uma força tarefa para reorganizar tendas, todos contribuíram [pilotos, mecânicos e demais membros das equipes], e ainda no sábado (23) pela manhã estávamos com tudo pronto e à tarde tivemos carros na pista”, comentou o presidente da Associação de Pilotos de Arrancada de Toledo (APAT), Alexandre Rafael Pech.

Outra competição de grande porte foi a Corrida 24h Torao Takada. Foram disputadas as modalidades 24 horas de revezamento, 24 horas solo e 100 km solo e a competição foi organizada pela Associação Correr Toledo, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel). A prova é chancelada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e integra também o calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU).

“Existem pessoas que marcam a história e são importantes para a sociedade, porém algumas são imprescindíveis”, disse o prefeito Beto Lunitti durante a abertura se referindo ao médico e corredor toledano Torao Takada, um dos maiores incentivadores das provas de rua no município. “Este grandioso evento com milhares de pessoas envolvidas surgiu como forma de homenagear esta grande personalidade”, completou Beto.

Já os mesatenistas puderam participar do TMB Challenge Plus de Toledo 2022. A competição, organizada pela Federação Paranaense de Tênis de Mesa, aconteceu no Ginásio de Esportes Alcides Pan. O torneio reuniu mais de 700 competidores e é um dos eventos que contou pontos importantes para o ranking nacional.

Além disso, a bocha juvenil trouxe para Toledo mais de 20 municípios. Os duelos aconteceram na cancha municipal da modalidade, junto ao Ginásio de Esportes Lauri José Simon, no Jardim Panorama. O Porcão, com as partidas do bolão, movimentou o Toledo Futebol Clube (Toledão) e mais de 30 equipes estiveram presentes. O handebol também agitou os times oestinos que duelaram nas quadras do Ginásio de Esporte Aldanir Ângelo Rossoni (antigo CCR) e as quadras do Clube Yara.

Economia - O impacto desta movimentação é sentida também nos setores econômicos do município. Somente os participantes do Campeonato Paranaense de Arrancada, segundo informações da organização, ocuparam 328 vagas na rede hoteleira do município. “Quando você organiza eventos com este porte, além do atleta, recebemos também a família e o staff destes competidores. Isso movimenta nossa hotelaria, restaurantes e setor de serviços. As empresas também buscam parcerias e ganham com a publicidade que gera um grande evento. Isso justifica a organização e também investimentos que acontecerão na região, entre eles, o emborrachamento da pista em torno do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth, obra prevista prevista para acontecer ainda em 2022”, comenta a secretária da Smel de Toledo, Marli Gonçalves Costa.    
Sem nome %281144 x 250 px%29