Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Saúde anuncia ‘Dia D’ e novos públicos para vacinação contra a Influenza

Toledo já aplicou 7.509 doses (entre os idosos a cobertura chega a 31,2% e trabalhadores da saúde 31,3%) e é o 10º do Paraná com mais pessoas imunizadas
27/04/2022 - 15:29
Por Prefeitura de Toledo


A Vigilância em Saúde de Toledo informou, nesta quarta-feira (27), o balanço da vacinação contra Influenza no município até esta terça-feira (26). A campanha nacional teve início no dia 4 de abril e deve seguir até 3 de junho e neste primeiro momento vacinou idosos e trabalhadores da saúde, sendo o próximo sábado (30), o Dia D de mobilização social. Em números absolutos, Toledo já aplicou 7.509 doses (entre os idosos a cobertura chega a 31,2% e trabalhadores da saúde 31,3%) e é o 10º do Paraná com mais pessoas imunizadas.

A vacina atualizada, disponibilizada para a população, protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. No mês de abril o governo estadual declarou epidemia de H3N2 no Paraná, após um aumento no número de diagnósticos e mortes em decorrência do vírus. Foram mais de 2 mil casos e 118 óbitos entre dezembro e março. “Por isso é importante que as pessoas dos grupos prioritários aptos a se vacinarem procurem um ponto de vacinação [todas as unidades básicas de saúde do município têm a vacina] e recebam sua dose”, frisa a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski.

A imunização contra a influenza é realizada em duas etapas. A primeira termina na próxima segunda-feira (02), e no dia 3 de maio, se estendendo até 3 de junho, é a vez das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Sarampo - Este ano a campanha de vacinação contra o Sarampo é realizada junto com a vacinação da gripe, reforçando a necessidade da prevenção tanto contra os vírus respiratórios, quanto para doenças que já foram erradicadas. Esta é a 8ª campanha de imunização contra a doença e busca atingir crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde.

Dia D
- Para o próximo sábado (30) todas as unidades básicas de saúde da sede do município e em Vila Nova, Concórdia do Oeste e Novo Sarandi, no interior, estarão de portas abertas para o atendimento, das 8h às 17h. Em São Luiz do Oeste, Boa Vista, Dez de Maio, Novo Sobradinho, Vila Ipiranga e Dez de Maio a vacinação será das 8h às 12h. Também serão feitas as atualizações vacinais para quem precisar. “A intenção é ampliar a cobertura e vamos disponibilizar todos os imunizantes. Caso o munícipe tenha alguma vacina em atraso, deve ir até uma unidade para atualizar sua carteira de vacinação”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno.

Juliana explica ainda que para o Dia D, todos os grupos prioritários com direito à vacina contra a Influenza poderão receber o imunizante. “Apesar de iniciarmos a vacinação do novo grupo [crianças, gestantes e puérperas, indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, portuários e funcionários do sistema prisional] apenas na terça-feira (03), estas pessoas já poderão ir até uma UBS já neste sábado para se imunizar”.
Sem nome %281144 x 250 px%29