Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Escolas municipais realizam terceira etapa da Maratona do Conhecimento

Foi realizada nesta segunda-feira (15), em todas as escolas municipais de Toledo, a terceira etapa da II Maratona do Conhecimento. Esta fase contou com três desafios: o primeiro de Língua Portuguesa, com Gêneros Textuais, onde os estudantes tinham que responder oito questões sobre a famosa fábula “A Lebre e a Tartaruga”. O outro desafio era um exercício de lógica, onde eles montavam uma espécie de quebra-cabeça, exigindo raciocínio rápido e agilidade. A terceira atividade foi sobre Educação Ambiental, na qual os estudantes responderam questões ligadas ao meio ambiente.

15/08/2011 - 15:16


Após o fim dos três desafios, foram somados os pontos de cada equipe, definindo os primeiros colocados para a próxima etapa, que será eliminatória. Na segunda edição da Maratona, mais de 1.900 alunos dos quintos anos das 35 escolas municipais estão participando das atividades. A terceira etapa foi realizada no laboratório de informática de cada escola, onde tinha um professor que acompanhava e guiava os alunos nas atividades. Para cada fase a Secretaria de Educação encaminhou às escolas um ofício com explicações e orientações sobre as atividades desenvolvidas. Para a estudante Maria Eduarda Zanetti Rosa, da Escola Municipal Arsênio Heiss, além da Maratona ser de conhecimentos, sobre que aprendeu na escola, ela é como um passatempo, sendo uma atividade divertida. “Está sendo bem legal, principalmente, porque aprendemos ainda mais. Os assuntos são bem interessantes, pois são sobre meio ambiente, cuidado com o planeta, economia”, explica a aluna, justificando que além das disciplinas básicas do ensino fundamental, a Maratona conta com temas ligados à sustentabilidade, economia, preservação e educação ambiental.
A professora da Escola também faz uma avaliação positiva do projeto, afirmando a importância da dinâmica destas atividades. “É muito importante para o aluno desenvolver atividades extracurriculares, pois além do conteúdo de sala de aula, eles agregam novos conhecimentos. Além disso, devem ser avaliadas também as atividades que envolvem o comportamento, pois todo o trabalho é feito em equipe e isso demonstra a relevância do trabalho em grupo”.
A Maratona é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação. Ao todo são cinco etapas, a próxima deve acontecer no dia 15 de setembro. A partir desta etapa começam as eliminações. Cada turma do quinto ano possui equipes de três a quatro alunos. Após esta etapa, cada sala terá três grupos finalistas, que disputarão com as outras equipes da Escola, para sair um vencedor e disputar com outras instituições. Serão premiadas as quatro melhores equipes. Para o primeiro lugar, cada aluno do grupo vencedor receberá uma poupança no valor de R$ 500,00; os alunos da equipe que ficar em segundo lugar irão receber uma coleção de DVD’s educativos; na terceira colocação cada estudante receberá uma coleção de livros e em quarto lugar, cada um receberá um jogo pedagógico. A grande final acontece em novembro no Teatro Municipal de Toledo.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29