Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Eleição para a escolha dos novos integrantes do Conselho do Idoso é nesta terça-feira

O processo de eleição da nova gestão do Conselho Municipal do Idoso acontece nesta terça-feira (16). Após quatro anos a frente das atividades, o responsável pela fundação e estruturação do Conselho, o presidente, Pastor Edgar Ravache, vai deixar o cargo. O novo presidente e os conselheiros devem assumir as vagas imediatamente. Atualmente, o Município de Toledo possui aproximadamente 8.700 mil idosos cadastrados e segundo estimativa do IBGE outros 5 mil ainda não fazem parte deste cadastro. Eles ainda estão organizados em 39 grupos, sendo que 27 recebem o auxílio financeiro denominado per capita – verba ou ajuda da Prefeitura de Toledo.

15/08/2011 - 16:19


O presidente do Conselho do Idoso, Edgar Ravache, lembrou que foi difícil coordenar as ações, pois o atendimento ao idoso era realizado junto a Secretaria de Assistência Social, no Departamento do Idoso. Para a fundação do Conselho muitos documentos foram solicitados. Diante disso, os primeiros conselheiros tiveram muito trabalho. “Valeu a pena. Durante estes quatro anos várias atividades foram realizadas em prol do idoso, como a elaboração de uma cartilha em Toledo contendo informações dos Direitos dos Idosos. Também buscou-se a valorização da pessoa como cidadã”. Ele salientou que esta valorização tem aumentado gradativamente, porém os maiores índices de violência ao idoso, o agressor ainda faz parte da família desta vítima. “É um quadro que devemos mudar. Inclusive, as denúncias de maus tratos e qualquer tipo de violência contra o idoso podem ser feitas através do disque-denúncia, 165, ou encaminhadas diretamente aos Creas e aos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs)”.
O presidente do Conselho ainda destacou a 1ª Caminhada em prol ao dia de combate à discriminação contra idoso realizada neste ano. Para ele foi um momento de conscientizar a população e o próprio idoso da sua responsabilidade na sociedade e, principalmente tentar diminuir a violência contra eles.

Sem nome %281144 x 250 px%29