Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

NOTAS DA CÂMARA

Dinheiro público

Hoje entrou em votação dois projetos de lei de extrema importância: um sobre o repasse de 100 mil reais a Sociedade Rural para a realização da ExpoToledo 2011, o projeto prevê prestação de contas 45 dias após o evento; e outro projeto que trata sobre a concessão administrativa de uso de imóvel (bem público, com recursos do Governos municipal, estadual e federal), que envolve mais de 2 milhões de reais, à Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Oeste do Paraná. No recurso para a Sociedade Rural o único voto contrário foi de Paulo dos Santos; e na concessão à cooperativa votaram contrários Paulo dos Santos e Adriano Remonti.
15/08/2011 - 17:49


O x da questão

O que se está debatendo segundo os vereadores da oposição até a próxima sessão é que até os que votaram favoráveis no primeiro turno poderão mudar de idéia, no caso da concessão à Cooperativa. Pois, os vereadores levantam a questão de que no artigo 37 da Constituição que trata da legalidade e impessoalidade pode-se estar sendo ferida. Isso porque membros da direção da cooperativa estão ligados ao grupo político que está fazendo a concessão, sem ter aberto um processo de licitação. Outro questionamento apontado por Paulo é de que o deputado federal Dilceu Sperafico integra a direção da cooperativa e ele foi o intermediário de emendas que viabilizaram recursos públicos para a execução da obra e equipamentos. Esse debate ainda vai dar o que falar.
Beto Lunitti
O vereador Rogério Massing cogitou que caso o empresário Beto Lunitti vir a ser prefeito ele não poderá mandar projetos que contemplem a Sociedade Rural, já que ele é um dos membros da entidade. Massing levantou essa questão em reposta ao questionamento de que o deputado Dilceu Sperafico é membro da cooperativa, que estaria sendo beneficiada com a concessão.
 
Ferido
O vereador João Martins disse estar indignado com as críticas que a Câmara vem sofrendo por parte de algumas pessoas. Ele saiu em defesa: “Vou sair mais uma vez em defesa dessa Casa, pois vejo nos últimos dias alguns comentários de críticos nas ruas da cidade. Pessoas tentando denegrir a imagem dos vereadores”, disse João que cobrou do presidente da Câmara a defesa dos vereadores. João disse ainda: “Não estamos aqui por acaso. Não aceito que denigram a nossa imagem e falou mais e maissss. Falou, falou, mas não contou o crime nem ladrão.
Qual é papel dos vereadores?
Para se ter respeito de alguém é preciso ter a confiança, mostrar seriedade e compromisso. Então como ser valorizado? O vereador Bisognin se solidarizou ao colega João Martins, mas disse que os próprios vereadores não se valorizam. E Bisognin deu um exemplo dizendo que muitos projetos são votados sem ser discutidos, e se os vereadores mudassem a postura talvez fossem mais respeitados.
Plenário vazio
Apesar dos vereadores fazerem o discurso de respeito e valorização em prol do debate da coisa pública, na hora que alguns vereadores subiram a tribuna, as cadeira dos colegas estavam vazias. O discurso era para as moscasss.
Primeiro poder do município
O presidente da Câmara, Adelar Holsbach, subiu a tribuna para frisar que: “O primeiro poder no município é o Legislativo. O Executivo obedece. O Prefeito não pode pedir para cassar vereador. Olha o que aconteceu em Cascavel?”, questionou Pelanca
Para lembrar...
Sim presidente Pelanca, em Cascavel os vereadores tentaram cassar o prefeito Edgar Bueno, e o prefeito deu uma ‘volta’ na oposição, chegou até a exonerar secretários para que voltassem para Câmara, se fosse preciso na hora da votação. E resultado: o prefeito não sofreu processo de cassação nenhuma. Em Toledo, se não falha a memória, a maioria dos vereadores da base (com exceção dos 4 moicanos oposicionistas) normalmente ‘concordam’ em peso com os pedidos vindos do Paço. É dificílimo haver recusa dos pedidos do prefeito. Em outros tempos, os vereadores da situação chegaram a arquivar uma CPI contra o ex-prefeito Derli Donin que hoje recebe condenações da Justiça.
Louros?
Os vereadores querem os louros por aprovarem os projetos, mas que também arquem com as conseqüências do que aprovaram ou arquivaram indevidamente. Tem sim que ter coragem e peito para ser candidato a vereador, e quando eleito o vereador tem ainda que honrar o compromisso público com o povo.
 
Bandeira
O presidente da Câmara, Adelar Holsbach, profundamente comovido com a situação de insegurança gerada pela crescente onda de violência. O vereador, depois de discursar sobre o temor que a sociedade vive, prontamente revelou que é a favor da Guarda Municipal ter poder de polícia e andar armada para fazer patrulhamento ostensivo no município. Pelanca disse: “Nós temos 150 guardas municipais, podemos viabilizar treinamento para que eles possam andar armados e dar condições de segurança a nossa sociedade. Nós estamos reféns e os ladrões estão soltos”.
Solução?
A pergunta que fica é será que armar a sociedade até os dentes é a solução para a violência? Aparelhar a guarda municipal com poder de polícia seria o melhor caminho? Ou o melhor caminho seria investir em políticas públicas efetivas que ampliassem a resolutividade do problema como ações na área de educação, cultura e acesso a cidadania. É fato que em nossa cidade a infância e adolescência nas regiões da periferia estão sendo engolidas pela marginalidade. É preciso e urgente que se debata e se crie estratégias para que a escola seja mais atraente do que o crime, de que uma perspectiva profissional e de vida seja uma caminho mais atraente ao invés do caminho do tráfico e do cemitério. Já foi mais do que provado que cadeias não resolvem a violência, e nem mesmo as armas vão trazer paz. O que traz paz é cidadania e escola.
Duplicação BR-277
O vereador Ademar Dorfschmidt defendeu a necessidade urgente da duplicação da BR- 277, pois somente neste fim de semana morreram cinco pessoas. “Entra governo e sai governo e continua a mesa coisa. O povo morrendo e nada se faz”, desabafou o vereador.
Emenda da OAB
O vereador peemedebista informou ainda que recebeu essa semana o ofício da emenda à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) encaminhada pela OAB/Subseção Toledo. O vereador afirmou que vai investigar o porquê a emenda não foi aceita.
Agência Reguladora
O vereador Adriano Remonti subiu a tribuna para parabenizar os deputados de oposição que conseguiram que o governador Beto Richa retirasse da pauta o projeto de criação da Agência Reguladora. Adriano disse: “Queria parabenizar os deputados de oposição que seguraram com firmeza, para que o projeto não entrasse em discussão”. 
Voouuu!
Depois de algum tempo de atraso da primeira data estipulada, enfim decolou o primeiro vôo  da empresa Sol Linhas Aéreas no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale de Toledo. O vereador Adriano parabenizou as entidades que trabalharam para que Toledo voltasse a ter operação de linhas comerciais e disse: que venham outras empresas. Mas será que a prefeitura vai contratar o controlador de vôo? Pois agora a Sol vai pagar e para as outras companhias aéreas a prefa vai assumir?
Orçamento do povo?
O vereador Paulo usou a tribuna para comentar o artigo da professora Joana Dark sobre o Orçamento do Povo. Na opinião do vereador Toledo “vive uma farça no quesito participação popular”. O vereador acusa administração de propagar uma “mentira ideológica”. Paulo se refere a uma placa colocada no prédio da Escola do Circo, no Jardim Europa. No local foi posta uma placa indicando “mais uma ação com recurso do povo”. O vereador comentou que a informação posta dá a impressão de que conjunto foi feito com orçamento do povo, entretanto somente um piso foi feito, segundo o vereador. E ele acusou:  “o prefeito tem esparramado essa mentira, não foi essa obra que foi construída, e sim um piso, com lajota, e se colocou a placa mentirosa. É uma ação de marketing que orçamento do povo está contemplando obras!”.
Ponto de vista
O vereador Leoclides Bisognin, líder do PMDB, disse que as oposições tiveram diversas reuniões, e nessa semana o grupo vai viajar para Concórdia em Santa Catarina para conhecer a experiência sobre o orçamento participativo desenvolvido no município. Na onda de Bisognin, Paulo disse que é preciso aprofundar o debate.
Frases:
“Política é arte de vender um sonho. Do outro lado tem um cidadão que compra o sonho!, do vereador Rogério Massing.
 
Por Rosselane Giordani
 
 
 
Sem nome %281144 x 250 px%29