Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

CIDADANIA

Advogado haitiano ministra palestra e atendimentos sociais em Toledo

A Pontifícia Universidade Católica foi a responsável pelo convite ao profissional que realizou palestra para imigrantes e realizou dezenas de atendimentos sociais

05/05/2022 - 14:11
Por Assessoria


O jovem advogado Pierre Erick Bruny esteve em Toledo no início desta semana. O convite foi realizado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/Toledo) para que o profissional proferisse palestra no 1º Seminário Internacional Latino Americano “Direitos Sem Fronteiras” para imigrantes haitianos e estudantes da instituição. Pierre Bruny ofertou orientações e atendimentos particulares para dezenas de haitianos na cidade. 

Inúmeros haitianos participaram da palestra e manifestaram alegria em ter o auxílio jurídico do advogado que veio do Haiti para estudar no Brasil e que não mediu esforços para atender seus conterrâneos. Os atendimentos aconteceram na sede da Embaixada Solidária. “São pessoas que enfrentaram muitas coisas difíceis buscando uma nova oportunidade. Nossa missão é orientar e fazer de tudo para que eles recomecem da melhor forma e que possam ser integrados juntos a comunidade brasileira, ” declarou o advogado. 

Não é a primeira vez que Bruny atende de forma solidária a população de haitianos que vivem em Toledo e na Região Oeste do Estado. No mês passado, Jhony, que cuida sozinho das gêmeas, Sâmia e Samantha, depois de ter perdido a esposa no parto, foi até Maringá para ser atendido pelo advogado. Pierre Erick Bruny luta juntamente com a Embaixada Solidária para que as outras três filhas de Jhony consigam encontrar e viver com o pai no Brasil. Além disso, ele articula e conduz várias ações sociais que visam o protagonismo e o aumento da representatividade entre os haitianos, com um olhar especial para o público feminino.  O contato foi intermediado pela PUC/Toledo. 

Além da palestra e dos atendimentos, Bruny conheceu na Embaixada Solidária o projeto “Mundo em Retalhos” que em parceria com a Itaipu Binacional, prefeitura de Toledo e a ONG Amare Vitae profissionaliza mulheres na costura criativa, que além da costura, ainda ensina o português e fortalece vínculos para que a Embaixada Solidária possa entender e fortalecer suas linhas de atendimentos e prevenção de riscos sociais. 

Pierre Bruny conheceu o BIOPARK em Toledo e ficou impressionado com o empreendimento e o altruísmo do propósito em prol da educação e da inovação. “Levarei essa mensagem aos jovens haitianos da minha cidade. É impressionante o potencial de desenvolvimento que uma iniciativa assim pode fazer por aqueles que buscam uma chance de formação, trabalho e uma vida melhor”, destaca. 

O advogado cumpriu agenda oficial com a prefeitura municipal de Toledo e colocou as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade haitiana que vive em Toledo. Pierre Erick Bruny também agradeceu as iniciativas para que essas dificuldades sejam resolvidas. Parte da agenda do advogado foi para atender jornalistas de toda a região que buscavam informações sobre os atendimentos solidários e também a real situação do Haiti neste contexto. 

A presidente da Embaixada Solidária, Edna Nunes, agradeceu o empenho da Pontifícia Universidade Católica em amparar juridicamente a entidade e promover um evento tão importante para a causa. “Nós lutamos para que todos sejam vistos, inseridos e respeitados. Quando uma universidade abre um tema assim e convida palestrante e platéia composto por imigrantes, uma esperança toma conta dos nossos corações”, destaca. 

Sobre a visita e a colaboração do advogado Pierre Erick Bruny, Edna Nunes revelou que a parceria será duradoura e que a entidade encontrou um grande parceiro. “Lutamos pela mesma causa e com a mesma entrega. Não tenho dúvidas que grandes projetos ainda serão realizados em parceria”, contou entusiasmada.  

 

Sem nome %281144 x 250 px%29