1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

IFPR e Biopark abrem inscrições para a segunda edição do curso “Do Zero ao Um”

A oportunidade é voltada a estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio e que tenham de 14 a 18 anos
05/05/2022 - 14:19
Por Assessoria


Estão abertas até o dia 24 de maio as inscrições para o “Do Zero ao Um” – curso de iniciação à área de Programação promovido por meio de parceria entre o Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Assis Chateaubriand e o Biopark. A oportunidade é voltada a estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio e que tenham de 14 a 18 anos. A capacitação é gratuita e oferece bolsas de estudo de até R$ 300,00 para todos os aprovados nas 48 vagas.

Segundo a gerente de educação e pesquisa do Biopark, Ana Luiza B. Donaduzzi, é preciso apresentar os adolescentes e jovens às possibilidades do mercado de tecnologia da informação. “A TI é uma área que demanda muitos profissionais, é importante mostrarmos as oportunidades para que não precisem esperar o período de escolher um curso superior para descobrirem. O profissional com esse conhecimento pode atuar em muitas áreas como por exemplo na saúde e no agronegócio”, destaca.

A duração do curso é de quatro meses e não é necessário ter qualquer conhecimento na área para participar. “Os estudantes vão se dedicar a aprender duas coisas importantes: a lógica de programação e as linguagens de programação, que são várias. O objetivo é que tenham o primeiro contato com essas linguagens, aprendendo o básico para quem está começando”, explica Renato Lada Guerreiro, Coordenador do Centro de Referência IFPR-Biopark.

Essa é a segunda edição do “Do Zero ao Um” que, em 2021, registrou 450 candidatos para as 48 vagas. Por meio da parceria, o IFPR entra com a equipe docente qualificada e o Biopark fornece a infraestrutura, suporte para os alunos e as bolsas de estudo. “Tivemos ótimos resultados na primeira edição com 47 concluintes. Alguns tiveram a oportunidade de fazer estágio em empresas do Ecossistema e outros utilizaram o conhecimento adquirido para passar no processo seletivo do Ensino Médio Integrado, também realizado em parceria com o IFPR”, conta Ana Luiza B. Donaduzzi. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de maio pelo site www.bioparkeducacao.com.br. Os inscritos passarão por um processo seletivo no dia 29 maio que será composto por uma prova de raciocínio lógico e de interpretação. As aulas iniciam no dia 14 de junho e acontecem às terças, quartas e quintas das 14h às 17h no Biopark Educação.
Sem nome %281144 x 250 px%29