1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

“São dois pra lá e dois pra cá”... assim está o PDT

No último sábado (13) durante o Seminário de Formação Política do Conselho de Partidos de Oposição, o integrante da executiva do PDT, Benir Rota, conversou com a reportagem da Casa de Notícias sobre os rumos do partido. Ele comentou sobre o que a sociedade pode esperar dos pedetistas. Rota afirma que o PDT está no caminho de volta a base do governo, uma vez que estão rediscutindo os cargos perdidos pelo PDT na administração municipal, mas afirma que a sociedade toledana vai se surpreender com os pedetistas, nos próximos dias.

15/08/2011 - 18:07


Para Benir Rota, dentro de um processo democrático é importante manter o diálogo entre os partidos. Ele afirmou que os partidos de oposição estão propondo uma união e discussão de propostas viáveis ao Município de Toledo. Para Benir várias situações devem ser analisadas e destacou o fato da atual Administração estar no poder há 16 anos. “É importante que os partidos de oposição se unam em uma proposta única, isto é, buscar o bem comum da sociedade e a comunidade de Toledo e, consequentemente, o crescimento de Toledo. É esta a proposta dos partidos de oposição”. Ele salientou que isto não significa que o PDT já esteja na oposição, mas sim, o partido está em processo de renovação da executiva. “A população de Toledo vai saber nos próximos dias como faremos este processo. A executiva será praticamente toda renovada, bem provável que teremos um novo presidente. Baseando-se nisso, vamos propor a sociedade uma renovação nos pré-candidatos a vereador e apresentaremos a sociedade pré-candidatos a prefeito”.

O político destacou que a volta do PDT a atual administração não significa que estará com a situação na eleição de 2012, mas do partido buscar um processo independente. “No primeiro momento, buscaremos o fortalecimento do partido e das pessoas que vão estar nele. É um processo de renovação com ideias novas, não só em Toledo, mas em toda a região. É um processo há longo prazo que contemplaremos inclusive a região Oeste do Paraná”.

Alianças ou candidatura própria

Ao ser questionado sobre qual é a tese que mais prevalece dentro do PDT: a candidatura própria ou as alianças, Benir respondeu que o partido tem bons nomes, os quais serão apresentados a população de Toledo para que possam ser avaliados. Ele informou que no dia 03 de setembro, o Presidente Estadual do PDT, Osmar Dias, vai estar em Toledo para um trabalho técnico. Na oportunidade, a executiva vai realizar um momento político para apresentar a nova executiva e talvez pré-candidatos a prefeito e a vereadores. “Por isso, que estamos nos mobilizando, estamos indo a Curitiba para conversar e estamos discutindo o processo com os vereadores e pré-candidatos a vereadores de Toledo e com muitas lideranças. A população terá uma surpresa agradável com os bons nomes que temos”.

Fortalecimento

De acordo com Benir Rota, a atual executiva do PDT é composta por 11 membros, deste número provavelmente 8 dos antigos devem continuar na executiva. Ele afirmou que a nova executiva deve ser formada por 21 nomes, inclusive contemplando a ala feminina, pois na executiva anterior não havia nenhum nome e para a nova deve ter dois nomes femininos. “Estamos pensando na renovação de nomes e de propostas para que o partido se oxigene, tenha um novo momento e para que em 2012 estejamos fortes e de repente apresentando um nome viável para ser prefeito de Toledo”.

Base

Até setembro, conforme Benir Rota, o PDT deve permanecer na base de Governo. “A princípio fizemos algumas conversações com o atual prefeito, onde a imprensa e a própria população de Toledo deve estar acompanhando que a volta do PDT para a Administração está sendo muito lenta. Estamos buscando um entendimento com o Prefeito, pois devemos ter mais espaço na administração para que a população de Toledo possa contar com a contribuição do nosso partido. Nós ajudamos a eleger o atual prefeito e, por isso, nós estamos voltando para a base desde que ele nos de espaço para nós podermos mostrar e contribuir para o crescimento do Município de Toledo”.

 

Entrevista Selma Becker

Texto Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29