1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Alunos que estudam fora do país recebiam até R$ 5 mil para serem 'mulas' de traficantes estrangeiros

O valor era oferecido para transportar cocaína, skank e 'maconha gourmet sabor limão' do Paraguai e da Bolívia até o Brasil por estudantes de medicina
16/05/2022 - 08:28
Por Tv Cultura


Alunos de medicina brasileiros que estudam em países da América do Sul recebiam até R$ 5 mil de traficantes estrangeiros, principalmente Paraguai e Bolívia, para transportarem drogas em malas para o Brasil.

Há um ano, a Polícia Civil de São Paulo investiga esse esquema de cooptação de estudantes, que são usados como 'mulas'.

De acordo com a investigação, a escolha de alunos de medicina por traficantes demonstra que os criminosos estão selecionando pessoas aparentemente livres de quaisquer suspeitas de tráfico.

“Alguns brasileiros que estudam no exterior e são cooptados por traficantes de fora, que veem vantagens nisso, já que os alunos costumam viajar com certa frequência ao Brasil para ver suas famílias. Numa dessas vindas, acabam trazendo drogas com eles”, explicou o delegado Fernando Santiago ao G1.

Segundo os investigadores, dois alunos foram presos ao chegar em São Paulo. Eles confirmaram a existência de um esquema de tráfico internacional para trazer cocaína, skank e 'maconha gourmet sabor limão' para o país.
Sem nome %281144 x 250 px%29