1144x150 %284%29

GERAL

Mostra Cultural começa no fim de semana

Começa neste fim de semana em Toledo, mais precisamente no domingo (21), a 3ª Mostra Regional de Teatro. Ao todo, serão cinco dias de apresentações para diferentes gostos e públicos.

16/08/2011 - 14:13


Além dos espetáculos que virão de outras cidades, como o “Miguilim”, do grupo Tanahora, da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) de Curitiba, que conta a história de um menino pobre, que em meios aos problemas sociais, mostra-se com força de vontade e esperança em realizar seus sonhos, quem também irá subir ao palco do Teatro, é o grupo Circo e Teatro Sem Lona, de Maringá, com o espetáculo infantil “Tam Tam e Tem Tem numa noite de Lua Cheia”, contando o inusitado encontro do vaga-lume Tem Tem, com o palhaço Tam Tam, numa noite enluarada. Juntos, os personagens repetem brincadeiras, que lembram os antigos circos, enquanto brincam e conversam de forma poética, criticando o tempo que as luzes da cidade apagaram o brilho dos vaga-lumes e a magia dos pequenos e esquecidos circos de lona. Este é um espetáculo infantil e será apresentado na quarta-feira (24), às 10h e às 15h. O ingresso para esta apresentação será de um valor simbólico, custando R$ 2. Além destas peças teatrais, haverá outras apresentações de grupos de Curitiba e Toledo, como é o caso do Put’s, que apresentará o espetáculo “Cadê o Mário?”.
O Put’s é um grupo de Teatro de Toledo, independente, formado há menos de dois anos. Conforme o ator, Ivan Perón, o grupo surgiu com intuito de criar um programa humorístico para TV. “A ideia inicial foi formar uma equipe para que atuassem num programa humorístico local, de televisão. Formatando a ideia, resolvemos levar o projeto para o teatro. E deu muito certo”, afirma o ator, contando que já realizaram diversas apresentações em Toledo. O grupo é formado por nove atores amadores do município e eles já tinham experiência, participando de outros grupos de teatro. Segundo Ivan, a Secretaria da Cultura tem dado um grande apoio e um incentivo para continuar atuando. “É difícil manter um grupo se você não recebe apoio. Ficamos lisonjeados com o incentivo que recebemos da Secretaria. Agora precisamos desenvolver o hábito dos toledanos em prestigiar eventos culturais como este”. Ele afirma que Toledo tem um grande potencial na área cultural, tanto para quem está no palco, quanto para quem prestigia. “Temos excelentes atores na cidade. Nosso grupo é formado por nove integrantes, mas quando necessário convidamos outros atores, de outros grupos, que estão prontos para nos atender. O que precisamos no município é desenvolver o costume das pessoas em ir assistir a uma peça, não apenas para rir, mas para entender a mensagem que nós queremos passar”, explica o ator, justificando que atuar não é apenas subir ao palco e interpretar, mas sim estar lá com um propósito. “A cultura não teria razão de existir se não tivesse a função de transmitir alguma coisa. Subimos ao palco para passar uma mensagem e, quando o público entende o que passamos, sentimo-nos com o dever cumprido”, destaca.
Cadê o Mário? – Este é o nome do espetáculo que Ivan e os integrantes do Put’s irão apresentar no palco do Teatro Municipal. “Cadê o Mário?” é uma sátira sobre o jornalismo sensacionalista, que fala sobre a falta de ética dos jornalistas que não pesquisam e investigam as informações das suas fontes, se são verídicas ou não. Ivan explica que a peça retrata a ânsia do jornalista em querer passar uma informação rápida, onde acaba distorcendo a notícia, querendo chamar mais a atenção do público. Porém, no fim das contas, acaba caindo por terra todas às informações sem fundamento que o jornalista diz que averiguou. O ator explica que seu grupo trabalha de uma maneira crítica, sobre assuntos que alienam as pessoas. “Cadê o Mário?” será apresentando na segunda-feira, 22, às 20h30. A entrada será gratuita. A Mostra Cultural será realizada de 21 a 25 de agosto, no Teatro Municipal.

Programação

21/08 – domingo, às 20h – Entrada 2 quilos de alimento não perecível – Grupo Tanahora (PUC/Curitiba), espetáculo “Miguilim”
22/08 – segunda-feira, às 19h – Entrada Franca – Grupo de Teatro da Unimed/Toledo, espetáculo “Mentira tem perna curta”
22/08 – segunda-feira, às 20h30 – Entrada franca – Grupo de Teatro Put’s de Toledo, espetáculo “Cadê o Mário?”
23/08 – terça-feira, às 20h – Entrada franca – Grupo Teatro de Breque de Curitiba, espetáculo “Com Amor”
24/08 – quarta-feira, às 10h e às 15h – Circo e Teatro Sem Lona de Maringá, espetáculo infantil “Tam Tam e Tem Tem numa noite de Lua Cheia” – Ingressos a R$ 2,00 – Reservas na Casa da Cultura
25/08 –  quinta –feira, às 19h – Entrada Franca – Grupo de Teatro Insanos pela Cena de Toledo, espetáculo “Tudo Isso e o Céu Também”
25/08 - quinta-feira, às 19h – Entrada franca – Grupo de Teatro PUCPR/Toledo, espetáculo “Relações” – Reserva de ingressos na Casa da Cultura.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29