1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Crianças recebem primeiras noções de GR em escola

Ponte, vela, bicicleta, borboleta, giros, tatu-bola. Estes são alguns dos movimentos que as crianças realizam nas aulas de ginástica rítmica (GR) que acontecem na Escola Municipal Ivo Welter. A unidade educacional situada, no bairro Santa Clara IV, atende a 90 alunos em tempo integral das turmas de Pré I e II, além do primeiro ano.

16/08/2011 - 14:14


Entretanto, a atividade é oferecida em contraturno a todos os 530 estudantes do colégio. As oficinas de GR são realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Toledo, o Sesi e a Sadia. Além da formação de possíveis atletas, a iniciativa desenvolve a psicomotricidade e o equilíbrio dos pequenos.
Segundo o professor de Educação Física, André Pagliarini, as crianças menores exigem um trabalho diferenciado, que praticado em forma de brincadeiras acaba por envolver a turma. “Valorizamos o lúdico para despertar neles a noção de corpo, tempo e espaço”, explica Pagliarini, recordando que atua há cinco na área da Ginástica dentro do Projeto Atleta do Futuro. “Ao todo, são mais de vinte núcleos pela cidade com 1,5 mil participantes. Com os maiores, temos um olhar mais clínico à busca dos que tem talento e potencial esportivo, porém, a iniciativa é abrangente e atende a todas as classes sociais”.
A coordenadora do Tempo Integral da Ivo Welter, Leila Duillius, afirma que as crianças adoram a ginástica. “Também temos dança, culinária e meio ambiente. A gente experimenta pra ver se as crianças aprovam as atividades”, pontua Leila, defendendo a escola em tempo integral como um caminho seguro para a boa educação. “É impressionante como, de uma forma global, elas se desenvolvem cognitivamente e socialmente melhor e mais rápido que as outras”. Em relação às aulas de ginástica, os pequenos, com idade entre 4 e 5 anos, se dividem quanto aos movimentos que mais gostam de fazer. “Gosto da vela”, escolhe Jean Henrique Kalkauski, já Herik Barbosa Araújo prefere a ponte. Mas quem resume a história é Gabriela Ferreira: “gosto de tudo”.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29