1144x150 %284%29

CULTURA

Oficina e oito peças estão na programação do Festival de Teatro de Toledo

Abre o Festival “Contos e Desencantos”, com a Cia. Os Amadores de Teatro, de Toledo. 
26/05/2022 - 14:28
Por Assessoria


A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) divulgou nesta terça-feira (24) a programação do Festival do Teatro de Toledo 2022, que será realizado de 1º a 11 de junho no Teatro Municipal. Ao todo, uma oficina e oito espetáculos, com entrada gratuita, estão no cronograma, que priorizou o público infanto-juvenil, para o qual serão destinadas seis peças que terão duas sessões cada, uma pela manhã (9h) e outra à tarde (14h30).
 
A primeira delas, na abertura do festival (1/6, quarta-feira), será “Contos e Desencantos”, com a Cia. Os Amadores de Teatro, de Toledo. No dia seguinte, a atriz Maia Piva, de Cascavel, estrela a peça “Histórias de todo mundo” e ministra, a partir das 18h30, a oficina “Todo mundo conta histórias”, destinada a professores da educação infantil (número de vagas limitado a 20).
 
Na sexta-feira (3), as palhaças Pidi Mandô (Tayssa Camila) e Nublada (Alice Carine), ambas de Cascavel, apresentam o espetáculo “Reciclável Público”. O grupo Bonecarte, de Foz do Iguaçu, assinam a peça “O Sol Vermelho”, que será encenada no dia 6 de junho.
 
No dia seguinte, o grupo Trapos & Farrapos, de Toledo, apresenta o espetáculo “Sol Vermelho”. Maia Piva volta à cena com a peça “Histórias de todo mundo” no dia 8 de junho, encerrando a programação voltada ao público infanto-juvenil, a qual conta com o apoio da programa Correnteza Cultural, da Rede Regional da Bacia do Paraná 3 (BP3), entidade mantida pela Itaipu Binacional. “A maior parte destas peças têm uma mensagem focada na sustentabilidade e, por essa razão, integram também as ações do Junho Verde, uma parceria entre nossa pasta e a Secretaria do Meio Ambiente”, explica a secretária da Cultura, Rosselane Giordani. “Estamos conversando com as escolas para os alunos assistirem a estas peças, as quais traduzem nossas políticas públicas que têm entre seus objetivos a formação de plateia, permitindo que nossas crianças já tomem gosto pelas artes desde o princípio de sua vida.
 
Público em geral
As atrações para o público em geral iniciam-se na sexta-feira (10), com o espetáculo “O vazio de Alphea”, da Cia. Técnica, que sobe ao palco do Teatro Municipal às 20h. No dia seguinte, no mesmo horário, o Coletivo de Dança e Teatro, de Toledo, encena a peça “Psicose 4:48”, a qual marca oficialmente o término do Festival de Teatro de Toledo.
 
Contudo, mantendo a linguagem teatral no centro das atenções, o principal palco da cultura toledana recebe no dia 12 de junho (domingo), às 18h, o espetáculo “Hemanoteu na Terra de Godah”, com a Companhia de Comércio Os Melhores do Mundo. As entradas já estão à venda no site Disk Ingressos. 
 
Falando em nome da equipe que lidera, a secretária da Cultura disse contar com a presença do público de Toledo e região acompanhar as atrações do festival. “Elaboramos uma programação especial, que coloca em evidência os talentos que temos no teatro do Oeste do Paraná e que também oportuniza espetáculos premiados e que são sucessos de bilheteria em todo o país”, destaca Rosselane.
 
Espetáculos do Festival de Teatro de Toledo
Local: Teatro Municipal de Toledo
1/6 - quarta-feira - 9h e 14h30* - Contos e desencantos - Cia. Os Amadores de Teatro/Toledo**
A peça conta com uma mescla de personagens infantis, na qual Chapeuzinho Vermelho desrespeita sua mãe, levando a cestinha de guloseimas para a vovó pela floresta. No meio do caminho, Chapeuzinho acaba comendo as guloseimas deixando a floresta poluída. O Lobo Mau, que nesta estória é um defensor da floresta, encontra todo este lixo e fica enfurecido. Então entram os personagens da Cinderela, Bela Adormecida e o Porquinho, tentando ajudar o Lobo Mau a descobrir quem anda poluindo a floresta.
 
2/6 e 8/6 - quinta-feira e quarta-feira - 9h e 14h30* - Histórias de todo mundo - Maia Piva/Cascavel**
O universo das histórias de todos os tempos, contadas para crianças de todas as idades. Por meio de uma viagem pelas histórias contadas e cantadas, este espetáculo viaja pelos universos literário e oral da contação de histórias, por meio de um repertório diversificado.
 
3/6 - sexta-feira - 9h e 14h30* - Reciclável público - Palhaças Pidi Mandô (Tayssa Camila) e Nublada (Alice Carine)/Cascavel**
O espetáculo conta a vida cotidiana de duas catadoras de papelão interpretadas por duas palhaças que reforçam o empoderamento feminino, envolvendo o público em um universo cheio de simplicidade, humor e educação, conscientizando a plateia sobre temas de extrema importância na atualidade, tais como, consumismo, responsabilidade ambiental, sustentabilidade social e empresarial.
 
6/6 - segunda-feira - 9h e 14h30* - O sol  vermelho - Bonecarte/Foz do Iguaçu**
Numa floresta paranaense, dois amigos se encontram para brincar e contar histórias de sustentabilidade e preservação de recursos naturais. Oncinha e Tu-tu-tu-cano são moradores da floresta que percorrem o território em busca de novos/as amigos/as para compartilhar histórias que vêm do fundo do rio e do alto do céu. Nesta ocasião, os dois amigos narram a lenda guarani do “sol vermelho” que também é a história do amor e da amizade de Picazú e Igtá, que precisam enfrentar as forças misteriosas que governam a terra, o rio e o céu para salvar a preservar os rios. Mas, no meio do Rio Paraná, surge uma ilha misteriosa: morada para os amores impossíveis. O que será que Oncinha e Tu-tu-tu-cano têm para nos contar?
 
7/6 - terça-feira - 9h e 14h30* - Severino faz chover - Trapos & Farrapos/Foz do Iguaçu**
A peça conta a história do menino Severino e das dificuldades enfrentadas pelo seu povo no Nordeste brasileiro, como a seca e o processo migratório dos retirantes. Tomado pela esperança, Severino sonha em fazer chover e, apesar de todos os obstáculos, ele continua alegre e cheio de ideias. Junto de seus amigos trama vários planos para que o seu sonho e de todo seu povo se realize. E aí, será que Severino faz chover?
 
10/6 - sexta-feira - 20h* - O vazio de Alphea - Cia. Técnica de Cascavel
A história, que se passa em duas realidades de uma mesma existência, é permeada por um estudo da jornada própria de cada um com pitadas de poesia. Algo que faz cada um questionar o que cada um tem feito para preencher o vazio que sente e o porquê de ele ser tão existente no ser humano.
 
11/6 - sábado - 20h* - Psicose 4:48 - Coletivo de Dança e Teatro/Toledo
Adaptação da peça homônima, de Sarah Kane, a peça apresenta uma personagem psicótica afetada por tentativas frustradas de cura química. Em um fluxo de ideias, analogias, números e escritas, ela entra em um estado depressivo crônico cujo pedido de socorro é: “apenas tente me entender. Não me julgue, esconda sua pena e seu desprezo! Não é culpa sua, mas a culpa também não é minha. Às 4:48, quando o desespero vem…”. Direção de Gabbiel e Junior Cunha, que fazem parte do elenco junto com as atrizes Kerol de Souza e Priscila Santos.
 
12/6 - domingo - 18h - Hermanoteu na Terra de Godah - Cia. Os Melhores do Mundo
Criada originalmente em 1995, a peça é exibida até hoje em várias cidades do Brasil e conta a história de Hermanoteu, um urbano típico, obediente e bom pastor do tempo do Antigo Testamento da Bíblia. Hebreu da Pentescopeia, ele recebe uma missão de Jeová para libertar a Terra de Godah. Em sua viagem, várias coisas inusitadas acontecem, interligando inúmeros elementos e personagens de diferentes tempos e lugares da História. No desenrolar dos acontecimentos, há vários momentos de improviso, saindo assim de um roteiro linear, o que acaba gerando muito mais surpresa no público e fazendo com que um espetáculo seja sempre diferente do outro. Curioso é que o grupo teatral sempre tenciona utilizar assuntos relacionados ao lugar onde eles estão apresentando a peça.
 
*Entrada gratuita
** Apoio da Correnteza Cultural/BP3
Sem nome %281144 x 250 px%29