Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Alunos do Proerd recebem certificado no próximo sábado

Estudantes de seis escolas municipais de Toledo, totalizando 469 alunos, vão receber neste sábado (06), às 14h, no Teatro de Toledo, os certificados de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

01/11/2010 - 14:30


A entrega deverá ser feita em uma cerimônia com a presença do prefeito José Carlos Schiavinato e demais lideranças políticas, autoridades militares, direção das escolas, pais e alunos. O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas e tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. A cada semestre é formada uma nova turma.

Nesta etapa receberão os respectivos certificados alunos das escolas municipais Borges de Medeiros (60 estudantes), Anita Garibaldi (107), André Zênere (113), Egon Werner (62), Olivo Beal (87) e Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) (40).

As atividades nas escolas são realizadas por um policial militar, que ensina técnicas de resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizer não às drogas e à violência.

O programa, explica o secretário municipal de Educação, Ildo Bombardelli, é desenvolvido em parceria com as escolas e visa a prevenção estratégica, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural – a escola – com a participação de policiais fardados e de professores. O foco principal são crianças de quarta série do ensino básico mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando-lhes habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe das drogas.

O programa, explica ele, também procura oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em que podem confiar. Permite ainda às crianças desenvolver uma atitude positiva em relação às autoridades e de respeito às leis.

Durante 17 semanas, crianças dos 9 aos 12 anos de idade, participam de uma aula por semana, ao longo de um semestre letivo. Os instrutores do Proerd, que são policiais militares fardados, contam com o auxílio da cartilha do Proerd, para o repasse das informações, dos professores de classe, os quais divulgam o projeto, e dos pais, incentivando a participação e multiplicando as informações na família.

As lições trabalham questões como autoestima, controle das tensões, civilidade, técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos adolescentes.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29