1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

AMBIENTE

Participantes da Gincana Ecológica limpam parques do município

O mutirão de limpeza resultou em mais de 120 sacos cheios de resíduos, retirados destes espaço
14/06/2022 - 10:01
Por Prefeitura de Toledo


A realização da Gincana Ecológica Toledo 2022 está sendo uma estratégia importante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para trabalhar a questão da Educação Ambiental durante as programações do Junho Verde. Neste último domingo (12) as seis equipes participantes tinham como missão fazer uma caminhada linear e limpeza de um parque sorteado pela Comissão Organizadora.

Eles, juntamente com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, estiveram nos seguintes parques do município: Sanga Panambi, Arroio Toledo, Sanga Marreco, Parque Frei Eusébio e Sanga Pinheirinho. O mutirão de limpeza resultou em mais de 120 sacos cheios de resíduos, retirados destes espaços.

O secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, comentou sobre o resultado da ação. “As equipes estão todas de parabéns! Além de participarem da prova, conseguiram envolver outros colegas e até mesmo familiares, mesmo com o frio, arregaçaram as mangas em prol de nossos parques”, elogiou.

Descarte de resíduos - O que era para ser uma prova de mobilização e conhecimento dos espaços verdes de Toledo, acabou por evidenciar a prática de descarte irregular de resíduos. Alguns desses parques passaram por um mutirão de limpeza há poucos dias, mesmo assim, as equipes conseguiram recolher os mais diversos materiais, que poderiam ser destinados para a coleta seletiva, para o Aterro Sanitário ou mesmo para a Central de Recolhimento de Resíduos.

“Esses jovens se depararam com uma realidade que é corriqueira em nosso município. Agora temos que usar esses exemplos que tiveram sobre o cuidado dos espaços para estimular a comunidade a fazer a destinação correta dos resíduos, nossos parques são para preservação e visitação, não para esses descartes”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente.

Gincana Ecológica - segue com suas provas educativas, ecológicas e culturais até o dia 26 de junho, quando as equipes apresentam os últimos trabalhos e também disputam os últimos pontos em provas recreativas. Algumas provas contam com a participação do público nas redes sociais, por meio de curtidas em fotografias. Para acompanhar basta acessar o instagram @secmeioambientetoo. 

Seis equipes participam da competição: Equipe Todos Por Todos, do Colégio Castelo Branco (Premem), cor predominante azul claro;  EcoLaSalle, do Colégio La Salle (vermelha); Cientistas do Jardim, do Colégio do Jardim Porto Alegre (verde); Balburdia Ecológica, do Colégio Novo Horizonte (branca); Equipe Funet (preta); e Arara Azul, do CJU Coopagro (azul marinho).

A atividade é desenvolvida pelas Secretarias do Meio Ambiente e da Educação, como parte da programação do Junho Verde, em parceria com Núcleo Regional de Educação, Itaipu Binacional, Centro Universitário FAG e 7CNC.


Sem nome %281144 x 250 px%29