1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

AMBIENTE

Junho Verde - Nascente é recuperada em Xaxim

Ao chegarem na nascente, foi realizada a coleta de amostras da água para comprovar os níveis de contaminação e também o quanto foi possível melhorar a qualidade da nascente
20/06/2022 - 10:27
Por Prefeitura de Toledo


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizou uma Oficina de Recuperação de Nascentes na propriedade da família Storti em Xaxim, interior de Toledo, na última quarta-feira (15). A ação envolveu servidores da SMMA, da Secretaria Municipal de Educação, IDR-PR/Emater e Biopark. O cuidado com os recursos hídricos do município faz parte da programação do Junho Verde. 

Logo cedo as equipes estavam mobilizadas para partir até o local indicado e iniciar os procedimentos. Ao chegarem na nascente, a qual já havia um trabalho de proteção, porém antigo, foi realizada a coleta de amostras da água. Esse procedimento é realizado antes da intervenção e após 30 dias da recuperação para comprovar os níveis de contaminação e também o quanto foi possível melhorar a qualidade da nascente. 

“Esse é um trabalho de Educação Ambiental na prática, pois o técnico da Emater junto com nossa equipe faz uma análise da nascente e constrói de forma coletiva as possibilidades de recuperação. Muitas vezes chega pronto para aplicar uma técnica, mas muda de acordo com a necessidade e a situação apresentada. No fim, todos acabam colocando a mão na massa, acadêmicos, engenheiros, educadores e o resultado é positivo para o meio ambiente”, avalia o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto. 

A preservação da mata ciliar (aquela próxima das margens do rio) e a proteção adequada das nascentes contribuem para a manutenção da água limpa e de qualidade para as propriedades rurais e todos os cursos d’água. O técnico do IDR-PR/Emater, Valmir Cardozo Pereira, foi responsável em conduzir a parte de Educação Ambiental referente à recuperação das nascentes do local. 

O proprietário do sítio em Xaxim onde foi realizada a ação de preservação da nascente, Donizete Storti, elogiou o trabalho realizado. “Veio uma equipe grande e fez a recuperação da nascente. Já tá jorrando água limpa e bem protegida, um trabalho espetacular. Entre o início das conversas e a execução foi pouco tempo. Um atendimento maravilhoso, pessoal atencioso e caprichoso acima de tudo. O resultado foi excelente, água limpa e nascente protegida”, afirmou Storti. 

As atividades do Junho Verde seguem até o fim do mês com contação de histórias nas escolas municipais em parceria com a Secretaria de Cultura e com provas da Gincana Ecológica Toledo 2022. 
Sem nome %281144 x 250 px%29