01   casa de not%c3%adcias 02 %282%29

CULTURA

Toledo é homenageada com Certificado de Responsabilidade Cultural

A entrega do reconhecimento ocorreu na última segunda-feira (13), em Brasília, e o município foi representado na ocasião pela secretária da Cultura, Rosselane Giordani
20/06/2022 - 22:11
Por Prefeitura de Toledo


Toledo foi uma das oito cidades brasileiras homenageadas pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (Ancec) com o Certificado de Responsabilidade Cultural. A entrega do reconhecimento ocorreu na última segunda-feira (13), em Brasília, e o município foi representado na ocasião pela secretária da Cultura, Rosselane Giordani.

O certificado é entregue a instituições e personalidades que trabalham em prol do reconhecimento da cultura, o que comprova a relevância de Toledo neste segmento no cenário nacional. Também foram homenageados os municípios de Anápolis/GO, Balneário Camboriú/SC, Gramado/RS, Guarulhos/SP, Jundiaí/SP, Rio Claro/MG, São José dos Campos/SP e Uberlândia/MG.

Rosselane relata que a premiação representa um momento muito especial para o Toledo e para toda a equipe da Secretaria da Cultura. “Nosso município figurar entre os selecionados para esta premiação, o único do Paraná a recebê-la, é motivo para celebração da nossa parte, mas, acima de tudo, um reconhecimento à condução da política pública de cultura no sentido de promover e fomentar as diversas expressões artísticas, de formarmos plateia entre pessoas de todas as idades e classes socioeconômicas, de apoiar a classe artística tão prejudicada pela pandemia, de fortalecer a nossa identidade cultura por meio da criação de espaços que dão visibilidade à nossa produção artístico-cultural”, analisa. 

De acordo com a secretária, este reconhecimento corrobora com o título de “Capital da Cultura no Oeste do Paraná” que Toledo ostenta desde a década de 1970. “Afinal de contas, foi aqui que surgiu a primeira Casa da Cultura do estado, fomos pioneiros na implantação do Conselho Municipal de Políticas Culturais, temos o segundo maior teatro do interior paranaense, entre outros fatores que fizeram do nosso município ser o nono do Brasil em atratividade cultural, segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Temos construído essa história ao longo das décadas e toda a região se beneficia com o trabalho aqui realizado, o qual está sendo pensado com o objetivo de levar a arte, nas suas diversas linguagens, para todos e todas”, pontua.

Sobre a Ancec - A Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação atua em parceria com a Federação das Academias de Letras e Arte do Estado de São Paulo (Falasp)  e é uma das maiores instituições de reconhecimento do Brasil. Desde 2014 entrega anualmente homenagens como a Medalha Renato Russo (na área da música), o Troféu Nelson Rodrigues (para a classe artística) e a Cruz da Referência Nacional (autoridades, empresários e personalidades de diversas áreas). 

A agência tem entre seus principais objetivos o reconhecimento e valorização daqueles que se destacam nos segmentos de cultura, empreendedorismo e comunicação. São agraciados com o Certificado de Responsabilidade Cultural as instituições, personalidades e autoridades que trabalham em prol do reconhecimento da cultura.
Casa de noticias 550x250
Sem nome %28550 x 250 px%29