1144x150 %284%29

COOPERATIVISMO

Dia C marca a mobilização nas cooperativas do Sicredi

Ações ocorrem no Dia Internacional do Cooperativismo e visam estimular o voluntariado
30/06/2022 - 14:01
Por Assessoria


No próximo dia 02 de julho, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, se junta a mobilização do Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa nacional liderada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ocorre sempre no Dia Internacional do Cooperativismo - primeiro sábado de julho, e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.

Este ano o mote da data é “atitudes simples, movem o mundo”; as organizações participantes realizarão ações de responsabilidade social nas comunidades, alinhadas aos princípios do cooperativismo, por meio de iniciativas de voluntariado. “O Dia C é uma data muito especial para o Sicredi, pois mobiliza milhares de pessoas e promove uma série de ações que contribuem para o desenvolvimento local. Queremos fomentar o movimento de voluntariado através da cooperação, do compartilhamento do tempo e do conhecimento das pessoas. Entendemos que assim, construiremos juntos uma sociedade mais próspera e solidária”, afirma Romeo Balzan, superintende da Fundação Sicredi.

Entre as várias iniciativas a serem realizadas diretamente pelas cooperativas de cada região, estão o desenvolvimento de oficinas dos mais diversos temas como compostagem, culinária, saúde mental, hábitos saudáveis, gestão de carreira para mulheres empreendedoras, consumo consciente, formas de reutilizar a água e inclusão de idosos na era digital. Outras ações propostas são atividades físicas ao ar livre e ações de incentivo à leitura com a participação de contadores de histórias.

O dia C em 2021

Em 2021, a iniciativa teve como mote a frase “Vem Transformar”.  No Sicredi, uma campanha nacional de arrecadação monetária e de alimentos não perecíveis mobilizou mais de 3,8 mil doadores em 330 municípios e arrecadou mais de 1.200 toneladas de alimentos, além de R$ 427 mil que foram arrecadados por meio de doação de valores, que beneficiaram diretamente mais de 400 mil pessoas. No total, as ações do Sicredi no no Dia C, no ano passado, envolveram 1.108 ações de cunho social, que beneficiaram mais de 900 mil pessoas nas comunidades de 672 cidades, envolvendo o apoio de mais de 64 mil voluntários.

Pacto com o desenvolvimento sustentável

O apoio ao Dia C é uma das ações do Sicredi que materializam o seu compromisso com o Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade por meio da adesão a dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. Ao aderir à iniciativa, em 2020, o Sicredi se comprometeu a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo-os como norteadores para o seu desenvolvimento sustentável.

Os ODS têm o objetivo de engajar organizações do mundo todo em metas como a erradicação da pobreza, o combate à mudança do clima e a preservação dos recursos naturais até 2030. As ações de voluntariado realizadas pelas cooperativas no Dia C, por exemplo, são relacionadas a ODS 17 “Parceiras e meios de implementação”.

Dia C na Sicredi Progresso

A solidariedade expressada por meio do voluntariado contribui para a construção de uma sociedade mais próspera. Com esse objetivo, a Sicredi Progresso PR/SP se une ao movimento do Dia C, e prevê a realização de mais de 20 ações em sua área de atuação tanto no Paraná quanto em São Paulo.

As agências do Sicredi em Toledo estão mobilizadas na ação com recolhimento de alimentos, fraldas, roupas de inverno e com o incentivo a doação de sangue, entre outras. Os associados do Sicredi, bem como a comunidade em geral estão convidados a participar deste movimento. Procure uma agência do Sicredi mais próxima a você se informe.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 
Sem nome %281144 x 250 px%29