1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

SAÚDE

Combate à dengue: Boa Esperança receberá Ecoponto Itinerante neste sábado (30)

A partir de sexta-feira (01) os moradores da Vila Boa Esperança já poderão colocar os seus resíduos volumosos em frente às casas para serem recolhidos
30/06/2022 - 14:09
Por Prefeitura de Toledo


O combate à Dengue em Toledo terá mais uma ação efetiva neste sábado (2/7). A administração municipal, por meio de um trabalho envolvendo diversos setores, promove, das 8h às 12h, mais um Ecoponto Itinerante com o intuito de diminuir os pontos de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. A partir de sexta-feira (01) os moradores da Vila Boa Esperança já poderão colocar os seus resíduos volumosos em frente às casas para serem recolhidos.

A intenção é destinar corretamente móveis, eletros, eletrônicos, colchões, madeira e resíduos de podas. Nesta semana os agentes de combate às endemias estão realizando um trabalho porta a porta para orientar os moradores sobre como separar corretamente esses materiais, além de receberem sacos de ráfia para acondicioná-los. “É um trabalho de todos os setores. A limpeza do terreno reflete na diminuição de insetos e animais peçonhentos, melhorando o ambiente do bairro como um todo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto.

Boletim – Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que Toledo registrou, de agosto do ano passado (início do ano epidemiológico vigente) até a presente data, 5.072 casos de dengue (4.276 autóctones e 54 importados). Deste total, 67 foram computados nos últimos sete dias (24 a 30/6), uma redução de 27,17% em relação ao período anterior (16 a 23/6), quando 92 pessoas testaram positivo para a doença transmitida pelo Aedes aegypti.  

Em números absolutos, houve um crescimento de 2,21% em relação à semana anterior. Somando os casos confirmados com os 21 que estão em análise e os 721 que já foram descartados, 5.072 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico. 

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as dez primeiras posições ficaram com Panorama (413), Centro (346), Europa (245), Fachini (240) e Boa Esperança (218). Em relação à quantidade de criadouros do mosquito em imóveis, chama a atenção os encontrados no período entre 16 e 23 de junho nos bairros Croma I (15), Orquídea (13) e Fachini (8).

O setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, tem trabalhado incansavelmente para conter a doença e conclama a população a redobrar as ações de combate ao Aedes aegypti de forma a impedir sua reprodução, o que não demanda muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um “pente fino” no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.

O ritmo de crescimento de casos está desacelerando em nosso município, mas os cuidados para prevenir a dengue precisam ser mantidos porque o frio não elimina as larvas do Aedes aegypti, que podem resistir a baixas temperaturas por até um ano. Dessa forma, é de fundamental importância permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham pleno acesso aos imóveis a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.

Para evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença – manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço – deve procurar assistência médica imediatamente. Nunca é demais lembrar: a dengue mata e tudo que for possível para preveni-la deve ser feito! 
Sem nome %281144 x 250 px%29