Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Livro retrata a realidade de alfabetizandos do PPA

A equipe do Programa Paraná Alfabetizado visitou nesta quarta-feira (17) pela manhã, a Escola Estadual Indígena Kuaa Mbo’e, em Diamante do Oeste. O objetivo da visita foi entregar o livro de fotografias “Poesia da Imagem, Poesia da Palavra” aos integrantes da comunidade, visto que a Aldeia Tekohá Añetete, onde se situa a escola, também está retratada na obra.

17/08/2011 - 14:34


O livro é uma produção do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, e registra através de fotografias a trajetória de vida dos sujeitos que participam do Programa Paraná Alfabetizado, apresentando ainda os aspectos humanos, materiais, culturais e políticos em que eles estão inseridos, ou seja, apresentando variadas histórias de vida.
Jeronimo Kunumi Vogado tem 76 anos e foi fotografado enquanto conferia as sementes para o plantio na Tekohá Añetete, em uma cena que mostra o estilo de vida na comunidade indígena. Seu filho, Vicente Vogado, é professor da língua guarani em três turmas do Ensino Fundamental e ao ver o livro comentou um dos seus sonhos. “Tenho vontade de escrever um livro como esse em guarani, mostrando mais a realidade da nossa aldeia”, diz Vicente, “Temos que registrar mais a experiência nossa, na nossa língua”, completou.
“É um trabalho importante que mostra a realidade de várias turmas de alfabetização e homenageia os alfabetizandos”, comenta a coordenadora do PPA no NRE Toledo, Luciléia Albarello, afirmando ainda que as obras podem ser utilizados pelos alfabetizadores durante as aulas do PPA. No livro “Poesia da Imagem, Poesia da Palavra” estão retratadas duas aldeias indígenas do Núcleo: a aldeia Tekohá Añetete, de Diamante do Oeste, e a aldeia Tekohá Marangatú, de Guaíra.


Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29