1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

UPA vai complementar rede de atendimento em saúde

Toledo vai ganhar uma unidade de pronto atendimento, semelhante a existente no mini-hospital Jorge Nunes, na Vila Pioneiro, para atendimento da população. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do governo federal, será instalada estrategicamente em um local próximo ao futuro Hospital Regional e é fruto de uma série de contatos e trabalho intenso da administração municipal em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, entre outros órgãos.

17/08/2011 - 14:39


Localizada na Vila Becker, próximo ao campus da UTFPR e ao futuro Hospital Regional, a unidade está situada em um entroncamento rodoviário, o que possibilitará acesso fácil e rápido não somente pela população local, como também de municípios vizinhos.
“A UPA é uma conquista muito importante para nós e fruto de um trabalho árduo, de diversos contatos em Brasília, troca de experiências com outros municípios, como Londrina e Foz do Iguaçu, que já constam com projetos em instalados, a ida e vinda de projetos e constantes readequações, conforme as exigências do Ministério da Saúde”, comentou a secretária da pasta, Denise Liell, que juntamente com demais funcionários da Saúde e da Secretaria de Planejamento acompanhou todo o processo. Segundo ela, o esforço valeu a pena pelo benefício que deverá trazer à população na estruturação da rede de atenção à saúde. “Precisamos não só o atendimento de urgência e emergência, mas toda a rede de atendimento, desde as unidades básicas de saúde ao hospital de alta complexidade e a instalação de unidades como estas fazem parte do processo”, acrescentou a secretária de Saúde.
Como Toledo, outros municípios da região, entre eles Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Palotina, credenciaram-se para a implantação de unidades da UPA e aguardam a liberação. Pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - 192) deverão ser encaminhados à UPA. O processo será implantado em conjunto com Cascavel, que contará com uma central de regulação, a qual atenderá 43 municípios das regionais de Saúde de Toledo e Cascavel. Toledo contará com duas ambulâncias equipadas para atendimento à população. Ao acionar o número 192, o solicitante será orientado por um médico, sobre os primeiros socorros, enquanto a ambulância é encaminhada para o atendimento, que será levado ao hospital referenciado, conforme a gravidade do problema.
Projetada e construída especificamente para atendimentos de urgência e emergência, com equipamentos específicos e profissionais qualificados, a UPA poderá dar um atendimento mais rápido e qualificado à população, acredita a secretária. Segundo ela, neste processo é muito importante a participação do Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Vamos discutir ações em conjunto para garantir um atendimento rápido e de qualidade à população”, acrescenta. A UPA também deverá servir de uma espécie de triagem, evitando sobrecarga nos atendimentos especializados no futuro Hospital Regional. “Os casos que poderão ser atendidos e tratados no local serão encaminhados à UPA, enquanto os que exigirem maior especialização para o Hospital Regional e outros centros”, explica.
Para a implantação da unidade, o governo federal vai liberar em parcelas R$ 2 milhões para a execução da obra e compra de equipamentos e um repasse mensal de R$ 175 mil para auxiliar na compra de insumos e contratação de pessoal. A abertura do processo licitatório está aguardando apenas o depósito da primeira parcela dos recursos. A previsão é de que a unidade entre em funcionamento em 2012.
A UPA terá uma área construída de 1.257 metros quadrados, contando também com um posto de policiamento de 8,15 metros quadrados, com capacidade de até 300 atendimentos por dia. O funcionamento será 24 horas, inclusive nos finais de semana, e a unidade é considerada de complexidade intermediária, com atendimentos de urgência e emergência. A UPA deverá contar com quatro médicos - entre pediatras e clínicos gerais - além dos demais integrantes da equipe de saúde, e capacidade de internamento de 9 a 12 leitos. A estrutura física será dividida entre consultórios médicos, área para atendimento de urgência e emergência, área de recuperação e de encaminhamento para a rede hospitalar e UTI, local para estabilização dos pacientes e área de atendimento do SAMU, entre outras estruturas. A previsão é de que a obra seja executada em seis meses.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29