1144x150 %284%29

GERAL

Cidade é debatida em café da manhã com lideranças e prefeito

Nesta quarta-feira (16), educadoras, empresários e outros segmentos da sociedade reuniram-se com o prefeito José Carlos Schiavinato para um café da manhã. Consolidando-se como uma rotina da administração municipal, o informal encontro estreita as relações com os representantes da comunidade, que aproveita o momento para reivindicar e avaliar as ações públicas em prol da cidade.

17/08/2011 - 14:40


Dentre as diversas áreas debatidas, Orçamento do Povo, trânsito e saúde foram os temas mais comentados. Na ocasião, o prefeito José Schiavinato expôs algumas estatísticas da saúde. “O número de médicos, por exemplo, saltou de 25 para 100 e o atendimento de consultas especializadas já chega a 250 mil desde 2005. Enviamos diariamente 40 pessoas a Curitiba, com estadia e alimentação paga, para nos casos mais complexos. Hoje, existem 6,5 mil pessoas na fila de espera das especialidades que deverão ser atendidas dentro de, no máximo, dois meses, pois, no último mês, foram feitos 3840 atendimentos”, enumera Schiavinato, considerando a Saúde como um setor ajustado e que tende a melhorar com a implantação da UPA 24 horas e do hospital regional.
Outro questionamento dos convidados foi quanto à atuação da Guarda Municipal (GM), cobrando orientação em vez de multas. “Para evitar este tipo de problema estamos investindo na formação desses servidores. Nesse momento, eles estão fazendo cursos de 180 horas na Escola da Administração Pública”, enfatiza Schiavinato, esclarecendo que os carros guinchados são de responsabilidade da Polícia Militar e de que o processo para armar um grupamento da GM será extremamente rigoroso, envolvendo a participação de uma empresa credenciada junto à Polícia Federal. Sobre o trânsito na Vila Pioneiro e as reclamações pelo tráfego de caminhões, o prefeito Schiavinato cogita a possibilidade de estabelecer horários para carga e descarga.
O presidente da Associação Comercial de Novo Sarandi, Sandro Redivo, aproveitou para destacar o Orçamento do Povo. “Podemos elencar as nossas prioridades e a comunidade mostrou todo seu envolvimento com o projeto ao ser a região que mais vai receber recursos”, pontua Redivo, elogiando o fato da administração estar com os olhos voltados para o interior. “Ele não está esquecido e benefícios estão vindo. Em vez de simplesmente criticar, devemos participar”, acredita Redivo. A Organização Comunitária de Novo Sarandi contabilizou 696 assinaturas nas reuniões, fazendo jus ao recebimento de R$ 132.240 do Orçamento do Povo.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29