1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Bombeiros alertam para o período de queimadas

No período de estiagem – a partir do mês de julho a setembro – o Corpo de Bombeiros de Toledo observa o aumento no número de incêndios. No mês de julho foram registrados 27 casos de queimadas de vegetação rasteira, e nos primeiros 15 dias de agosto já foram registrados 9 casos; no ano passado foram dez ocorrências entre os meses de julho e agosto. Segundo o 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Toledo a principal causa é a baixa umidade e a vegetação seca que faz com que as queimadas se alastrem rapidamente. Outro problema desse período são as doenças respiratórias que se agravam devido ao clima. No Mini Hospital de Toledo no mês de julho foram atendidas 1300 pessoas e até o dia 17 de agosto foram 767  com problemas respiratórios devido ao clima seco.

17/08/2011 - 15:00


Sobre as queimadas os bombeiros alertam sobre os motivos que contribuem para a ocorrência ainda maior neste período. O capitão Amarildo Roberto Ribeiro explica que determinados materiais ou lixos que são descartados nas matas podem ocasionar grandes queimadas. O Capitão informou ainda que há uma média de até cinco ocorrências por dia de início de incêndios, e, um grande número de pessoas procura o Corpo de Bombeiros para reclamar da fumaça vinda de queimadas de terrenos vizinhos.
Ribeiro explicou que os incêndios podem iniciar-se de forma espontânea ou ser conseqüência de ações ou omissões humanas. No entanto, os fatores climatológicos e ambientais são decisivos para incrementá-los, facilitando sua propagação e dificultando seu controle. “Infelizmente, a cultura da nossa região é a queimada. Muitas pessoas varrem as folhas do quintal e colocam fogo para eliminá-las e como a vegetação está bastante seca em virtude das geadas as chamas se alastram com facilidade. Apesar do inverno os dias estão bastante quentes e com ventos, isto tudo facilita com que o incêndio tome proporções maiores rapidamente”.
O Capitão lembrou o incêndio ocorrido recentemente no município vizinho – Cascavel. Segundo o capitão, o incêndio foi provocado por crianças que estavam brincando em uma parte da vegetação, e, infelizmente, o proprietário não havia feito a roçada do local para deixar limpo e o incêndio tomou proporções grandes. As chamas atingiram um barracão de material de reciclagem e foram necessárias todas as equipes de Cascavel e várias horas de trabalho para conseguir conter o fogo. “O barracão e o que tinha dentro se perderam, o que o Bombeiro conseguiu evitar foi que o fogo atingisse as casas localizadas naquela região”.
Alerta
Ribeiro solicita à população que não façam queimadas como forma de limpeza, e sim, que rocem o lote. Ele lembrou que a queimada de qualquer forma é considerada um crime ambiental, sendo que o indivíduo responsável pode estar sujeito a penalização.
Saúde
Outro motivo para que as pessoas evitem as queimadas citado por Ribeiro é que a fumaça com a baixa umidade do ar, dias quentes e os ventos causam problemas alérgicos e respiratórios a população.
Conforme informações do site Saúde Brasil Net, com a umidade do ar abaixo dos 30%, índice mínimo considerado satisfatório pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os problemas respiratórios como: faringite, sinusite, amigdalite, otite, rinite e laringite podem se agravar devido ao aumento na concentração de poluentes. Sem as chuvas, o ar se torna seco, tornando-se até inadequado aos pulmões, o que pode acarretar dificuldades na respiração.

Confira algumas medidas preventivas
- Ingerir bastante líquido, mais de 2 litros por dia.
- Lavar o nariz com soro fisiológico.
- Evitar a prática de esportes ao ar livre no período das 11h às 18h.
- Umidificar o ambiente com vaporizadores ou recipientes de água.
- Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira.
- Evite permanecer por muito tempo em lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shopping centers, cinemas e supermercados.
- Se tiver cachorro ou gato, evite deixar seu animal dentro de casa. O pelo pode causar alergia.
- Evite mudanças bruscas de temperatura.

Sem nome %281144 x 250 px%29