Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Aluna de Toledo é Selecionada para o 8º Parlamento Jovem Brasileiro

A aluna Flávia Schlindwein Martini, do Colégio Estadual João Arnaldo Ritt, em Toledo, foi um dos cinco estudantes selecionados pela Secretária de Estado da Educação (SEED), para representar o Paraná no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O PJB é promovido pela Câmara dos Deputados e tem como objetivo incentivar o debate e a conscientização política dos estudantes brasileiros.

18/08/2011 - 07:33


Durante cinco dias, os 77 jovens deputados, selecionados em cada estado do país, mergulharão no processo legislativo nacional e simularão a rotina de trabalho dos parlamentares, de acordo com o regimento interno da Câmara. O evento acontece de 26 a 30 de setembro, em Brasília, com todas as despesas pagas pelo Governo Federal.
Flávia criou um projeto de lei que determina a aplicação de asfalto ecológico (que tenha em sua composição pneus), em todas as rodovias brasileiras. O projeto foi criado durante uma atividade proposta pela professora de língua portuguesa. “Não esperava ser selecionada. Mas fiquei feliz quando meu projeto foi encaminhado ao concurso e premiado. Acredito que será uma experiência muito valiosa e vou aprender muitas coisas novas em Brasília”, afirma a aluna do 3º ano do Ensino Médio.
A professora Marlene Harboski de Amorim trabalhou com os 37 alunos da turma de Flávia, a criação de um projeto de lei original. Após uma seletiva, seis projetos foram enviados a SEED no início de junho. “Eu estava muito confiante e acreditava na qualidade dos projetos enviados à Secretaria de Educação”, relata a professora, que não esconde o orgulho, “Se um aluno é selecionado por algum projeto que tenha sido desenvolvido em sala de aula é extremamente gratificante. É como se me dissessem ‘continue, está no caminho certo’”, completa.
Marlene tem experiência no projeto da Câmara dos Deputados: esta é a segunda vez que um projeto de lei orientado por ela é selecionado para o Parlamento Juvenil Brasileiro. No ano passado, orientou em casa sua filha Letícia Harboski de Amorim, que presidiu o 7º PJB. “Espero que a experiência que a Flávia terá na Câmara Federal contribua para um olhar político mais crítico. Sei que ela saberá aproveitar esta grande oportunidade”, diz a professora sobre a nova ‘jovem deputada’.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29