Conforme destacou o presidente do Cojem, Junior Destefeni, o objetivo é homenagear as empresas mais lembradas e também fomentar o empreendedorismo e a competitividade no mercado. “Foi um desafio lançado ao Cojem, de criar um Prêmio com o objetivo de profissionalizar as pesquisas deste gênero. Após todos estes anos, ele(prêmio) ganhou credibilidade pela competência e seriedade das entidades envolvidas”, ressaltou.
Serão pesquisados 107 segmentos, em ação que envolverá acadêmicos e professores da PUCPR, bem como os conselheiros do Cojem. “Salientamos que a pesquisa aponta as empresas mais lembradas e não necessariamente as melhores. São os nomes que estão na boca do povo, é que vem na mente do entrevistado”, observa Destefeni.
Consolidação
De acordo com o professor Domingos Vida Costa, do Curso de Administração da PUCPR, a metodologia da pesquisa foi desenvolvida pela universidade, tem certificação e isto dá a ela caráter científico. “A metodologia é da universidade, a coleta e a tabulação dos dados são feitas por acadêmicos com a supervisão dos professores e todo este processo é acompanhado pelo Cojem”, frisa Vida Costa.
Destaca ainda que por meio da Agência PUC os dados da pesquisa poderão ser disponibilizados às empresas para elaboração de planejamento estratégico. “A PUC se dispõe a fazer orientação às empresas, tanto para as que receberem o prêmio, e também para as que não conseguirem, para saberem como estão no mercado, elaborar um planejamento e se posicionarem melhor”, explica o professor.
Na opinião do presidente da Acit, Walmor Lodi, o Prêmio Toledo consolidou-se e hoje já é aguardado pelos empresários. “Há alguns anos, sentíamos dificuldades porque vinham empresas de fora oferecendo premiação, com qualidade duvidosa, e os empresários tinham que pagar por isso. Hoje temos um prêmio organizado por entidades idôneas, feito com seriedade e isso garante sua credibilidade em toda nossa comunidade”, enfatiza Lodi.
O Prêmio Toledo envolve ainda quatro premiações individuais. São os destaques Empreendedor, Personalidade, Agronegócios e Iniciativa ambiental, apontados por instituições ligadas a cada segmento. A entrega dos prêmios será no dia 19 de novembro, no espaço da Madaly Eventos.
Também participaram do evento os secretários municipais de Indústria e Comércio, Narcizo Muller, de Administração, Alceu Dal Bosco, dos vereadores Rogério Massing e Leoclides Bisognin, representantes de entidades, da imprensa, empresários, entre outros convidados.
Da Assessoria