Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Ipês florescem e embelezam a cidade de Toledo

Para muitas espécies de plantas, o tempo seco e frio não é nada agradável, dificultando o seu desenvolvimento e florescimento. Porém, uma espécie de árvore em especial floresce justamente neste período de baixas temperaturas: o Ipê.

18/08/2011 - 14:05


E é exatamente nesta época mais fria, que essas plantas se desenvolvem, mostrando toda sua graça e beleza, destacando-se em meio às matas e chamando a atenção de quem está na cidade, entre casas, prédios e carros. Eles criam uma obra de arte real, com cores estonteantes, que enchem os olhos de quem vê. Em algumas ruas específicas e bairros de Toledo, como a Vila Pioneiro, Paulista e Industrial, por exemplo, é possível apreciar uma grande quantidade de ipês roxos. Os canteiros de avenidas, como da Tiradentes, Maripá, também contam com ipês floridos, enquanto nas avenidas Parigot de Souza e J.J. Muraro plantas mais jovens se preparam para embelezar estes locais no futuro. Noutros bairros e ruas, a prefeitura do município está investindo para que fiquem ainda mais bonitos, como explica o engenheiro florestal da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Jorge de Oliveira, destacando o investimento no paisagismo, através do projeto de arborização feito pela administração municipal, que prevê uma readequação das árvores de Toledo. “Esse é um projeto piloto e o primeiro bairro a iniciar com o plantio de novas espécies foi o Jardim La Salle. Cada rua tinha um tipo de árvore, muitas vezes, inapropriadas, com grandes raízes, impróprias para bairros residenciais, pois atrapalham e às vezes destroem as calçadas. Assim, com a ideia de diminuir os estragos, promover o paisagismo e embelezar a cidade, foi criado o projeto que prevê a retirada destas espécies, sendo plantadas árvores florais, como os Ipês”, explica o engenheiro, salientando que no La Salle a arborização está em fase final. Agora a ideia é levar o projeto para todos os bairros de Toledo. Para isso, é preciso todo um estudo destas localidades para saber quais são as espécies que se adéquam melhor a determinados bairros. “Em localidades mais altas vão ser analisadas as espécies que se adaptam melhor aos ventos. Em bairros mais baixos, por exemplo, as espécies que suportam o frio e as geadas”, explica.
O ipê roxo é o mais comum, mas outras variedades também se destacam em Toledo: o Ipê rosa, que anuncia a chegada do inverno, após vem o Ipê amarelo e o Ipê roxo, caracterizando o auge da fria estação, e por fim os Ipês brancos, encerrando o período de inverno. A florada dos Ipês acontece sempre nesta época do ano, entre julho e setembro.


Da Assessoria - Toledo

C%c3%b3pia de web banner 550x250px