Na região Oeste, deverão ser vacinadas 23 mil crianças, sendo que destas, 20.451 (90%) haviam tomado a segunda dose. A meta do Paraná é de proteger pelo menos 95% das crianças de zero a quatro anos. Os pais ou responsáveis que ainda não levaram os pequenos para receber as duas gotinhas, devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) até sexta-feira, 19, conforme horário de atendimento de cada posto.
De acordo com a enfermeira da Vigilância, Cleunice Sarturi, todas as crianças da faixa etária da campanha de vacinação devem retornar aos postos, pois a campanha não será prorrogada. “Na primeira etapa imunizamos cerca de 98 por cento do público alvo. Esperamos que essas crianças voltem para tomar a segunda dose da vacina. O prazo termina na sexta, podendo não ser prorrogado, pois esta ação depende do Secretaria da Saúde do Estado”, explica a enfermeira, enfatizando que a segunda dose é tão importante, quanto a primeira, protegendo e imunizando as crianças contra a paralisia infantil.
Sarampo
Já a campanha nacional contra sarampo tem o prazo mais longo, estendendo-se até 16 de setembro. No balanço feito pela Vigilância Epidemiológica de Toledo 5.468 crianças de zero a seis anos tomaram a vacina. Esse número representa 59,9% do público alvo, formado por um grupo de 9.129 crianças.
Da Assessoria - Toledo