Entre as solicitações estão maior agilidade e flexibilidade, dentro do que permite a legislação, na fiscalização da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, para a liberação de alvarás e outros documentos para o funcionamento das empresas; maior atenção na alteração de dados de alvarás e alterações no sistema de emissão de certidões negativas, facilitando a atuação dos contabilistas e seus clientes. Eles também pediram a inclusão de novos quesitos nos processos licitatórios para estimular a participação local e surpreenderam-se diante da reclamação do prefeito da baixa participação dos empresários nos processos licitatórios. Na venda de produtos, grande parte das empresas não participa por falta de documentos exigidos (especialmente negativas de débitos) enquanto na prestação de serviços, muitas vezes, a iniciativa privada remunera melhor que o setor público, que é obrigado a seguir tabelas de preços. Ainda assim, adiantou o prefeito, os editais dos processos licitatórios serão revistos, visando incluir recursos possíveis, desde que dentro da lei e que não venham a trazer prejuízos ao município na compra de produtos e serviços.
Ele informou que em Toledo o setor recebe atenção especial, com uma equipe de profissionais qualificada para atendimento do setor, uma lista de cadastro de preços de produtos, reduzindo os riscos de compra de itens idênticos por preços diferenciados, e um sistema de acompanhamento on line da abertura das licitações e pregões. O acompanhamento – em áudio e vídeo – pode ser feito em tempo real, pelo site da prefeitura de Toledo.
Eles pediram ainda a disponibilização de dados pela internet em relação ao ISSQN, facilitando o acesso aos números, elogiaram a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, agilizando e desburocratizando este serviço, e pediram a revisão dos valores pagos pelos escritórios de contabilidade em relação ao ISSQN. Os contabilistas citaram outras cidades em que os valores cobrados são menores e sugeriram um estudo para ver a possibilidade do município rever os valores cobrados. Hoje, os escritórios pagam um determinado valor, proporcional ao número de clientes que atendem.
Por fim, os contabilistas pediram a implantação da Sala do Contabilista na prefeitura de Toledo, equipada com telefone, internet e computador, facilitando assim o trabalho do profissional e dos seus clientes, a exemplo do que já tem em outras prefeituras do Paraná. O prefeito se comprometeu a ceder este espaço, tão logo a Secretaria de Saúde transfira-se para seu novo endereço, no Jardim Gisele. Ele também adiantou que irá convocar imediatamente após a realização de concurso público, novos profissionais para reforçar a equipe de atendimento da Vigilância Sanitária, agilizando assim o atendimento neste setor.
Da Assessoria - Toledo