1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

UFPR homenageia Carmen e Luiz Donaduzzi em formatura de Medicina

28 alunos que estudaram em prédio doado pelo casal Carmen e Luiz Donaduzzi colaram grau no Teatro Municipal de Toledo​


19/09/2022 - 19:42
Por Assessoria


Na última sexta-feira, 16, aconteceu em Toledo, no Oeste do Estado, a formatura de 28 alunos que fazem parte da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na ocasião, o casal Carmen e Luiz Donaduzzi foram homenageados pela doação do terreno e do prédio à UFPR, construído no Biopark. “O papel da Dra Carmen e do Dr Luiz Donaduzzi foi essencial, nós temos uma gratidão eterna por eles terem acreditado nesse projeto. Eles foram nossos convidados de honra e foram homenageados pelos alunos e também por todos que estavam lá. Eles sempre terão um lugar de honra no nosso coração; no nosso campus eles sempre serão nossos parceiros”, ressalta a diretora do campus de Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues.
A colação de grau, que foi realizada no Teatro Municipal, foi uma cerimônia diferente das realizadas pela UFPR, com convidados especiais. Além da presença do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca e da atual vice-reitora, Graciela Bolson de Muniz, participaram o ex reitor, Zaki Akel Sobrinho, o ex vice-reitor, Rogerio Mulinari, o prefeito de Toledo Beto Lunitti e os fundadores do Biopark, Carmen e Luiz Donaduzzi. “Esses convidados normalmente não fazem parte da cerimônia de formatura, mas, nessa primeira turma, nós consideramos importante pelo papel que desempenharam, cada um no seu setor, em apoiar o nosso curso; para que viesse e estivesse no Biopark”, explica Rodrigues.
Carmen Donaduzzi relembra a doação realizada em 2016 e a inauguração da Faculdade de Medicina da UFPR no Biopark que aconteceu no dia 21 de março de 2018. Na época, além do terreno, o casal Carmen e Luiz Donaduzzi doou o prédio que tem 9 mil metros quadrados como forma de incentivo à educação; um dos pilares do Parque Tecnológico. Na época, foram mais de R$22 milhões investidos pelos empresários. “Para nós, é um momento de glória e de satisfação porque queremos deixar em Toledo ensino de excelência e qualidade de vida para as pessoas. Foi por isso que construímos e doamos esse prédio. Em 13 meses entregamos com absolutamente tudo e hoje com essa formatura, nós colhemos as primeiras sementes daquilo que nós semeamos".
O curso de Medicina do campus de Toledo é o curso mais novo da Universidade Federal do Paraná. A planta arquitetônica foi desenvolvida pela UFPR e a construção da obra foi realizada pelo Biopark com todas as normas exigidas. A diretora do campus explica que a parceria foi fundamental para a abertura do curso de medicina da UFPR no Ecossistema. “Para o curso ser aberto houve toda uma pactuação com o Ministério da Educação que envolvia a abertura de vagas de docentes, de técnicos administrativos, de servidores públicos e também recursos financeiros porque era uma cidade na qual nós não tínhamos nenhuma edificação; então, essa parceria foi absolutamente essencial para que pudéssemos ter uma infraestrutura com laboratórios específicos para atender o curso de Medicina e futuramente ter outros cursos na área da saúde”.
A turma ocupava outro espaço cedido temporariamente até que o campus definitivo fosse no Parque Tecnológico. “Estamos muito orgulhosos e lisonjeados de que a UFPR tenha aceitado nosso convite para estar no Biopark. E nós temos muito mais ainda para fazer por Toledo, a prova são as iniciativas na área de Educação com diferentes cursos e bolsas de estudo que estamos oferecendo. O Biopark é uma experiência que vale a pena ser vivida”, finaliza Carmen Donaduzzi.
Sem nome %281144 x 250 px%29