Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Beach tenistas toledanos participam de curso do COB

A formação traz orientações que vão além das orientações técnicas, táticas e físicas
27/09/2022 - 15:00
Por Assessoria


Atletas do Team Sferriê/Coach Fábio Bento estão participando do curso ‘Formando Campeões para o Esporte e para a Vida’, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). O curso é destinado a competidores e todos aqueles da sua rede de apoio, entre eles familiares, responsáveis, treinadoras e treinadores. Estão participando do curso Vanessa Benke, Kellen Bessa, Amanda Teixeira, Fernando Scherer e Bernardo Ciupak.

Conforme o treinador Fábio Bento, o curso tem por objetivo transmitir conhecimentos para que os competidores consigam se preparar, da melhor maneira possível, para construir a sua carreira de alto rendimento e conquistar o sucesso em todos os campos das suas vidas. “O processo de ser atleta, no nosso caso, não visa apenas ser campeão na areia. Quero que meus alunos treinem para a vida, trazendo para eles todos os valores que o esporte tem”, disse.

Esse curso, conforme Bento, é importante, pois também traz informações muito relevantes e que vão além das orientações técnicas, táticas e físicas. “O curso traz um paralelo entre o esporte, os estudos e a orientação em saúde, além da preparação mental, planejamento da carreira do atleta, os valores olímpicos e o que o esporte traz para a vida”, acrescentou Fábio.

Para quem participa da formação, como o atleta Fernando Scherer, ela tem sido bastante importante. “É muito legal, pois estou aprendendo várias coisas que não fazia ideia, tipo doping e os problemas que ele traz. Estou vendo orientações sobre recursos, além de outras dicas para ter uma boa cabeça na hora de praticar um esporte”. Fernando, que conheceu o beach tennis no ano passado e treina três vezes por semana, ainda acrescentou que a participação no curso vai auxiliar durante as competições. “Tivemos orientações importantes sobre como colocar em prática o que  treinamos durante a participação em campeonatos e como trabalhar as emoções e sentimentos durante uma partida”, concluiu. 

Ir além das quadras - O treinador do Team Sferriê, Fábio Bento, destaca que é preciso entender que o esporte não acontece apenas dentro da quadra e em competições. “Vamos além do esporte. Se no fim a gente não formar atletas de ponta, temos que ter preparado cidadãos e é nesse momento que os treinamentos começam a ter sentido na vida dessa galera”, comentou.

A formação de um atleta de ponta, segundo Fábio Bento, acontece a longo prazo e nem todos seguem até o fim, mas os princípios continuarão com ele. “Os frutos serão colhidos, digo os troféus, lá na frente. Nossos atletas, com uma boa preparação, vão evoluir, vencer em campeonatos e, pelo ciclo natural da preparação, chegar em competições de nível mais avançado a longo prazo. Por isso este alicerce precisa ser bem construído”, concluiu. 


Sem nome %281144 x 250 px%29