Casa de not%c3%adcias 1144x150

ELEIÇÕES

“A democracia se constrói com a política e uma eleição é o momento mais importante para a evolução de um país, uma região, uma cidade”

A afirmação é da presidente da ACIT, Anaide Holzbach ao avaliar a ‘Campanha Toledo precisa de Deputado’.

28/09/2022 - 16:28


Em entrevista a Casa de Notícias a presidente da ACIT, Anaide Holzbach avaliou a Campanha Toledo Precisa de Deputado e defendeu que representantes locais são a oportunidade de conectar as demandas do município e região com o Orçamento da União e do Estado. Ela falou ainda, sobre a importância do voto como fortalecimento da democracia e no desenvolvimento do país.

Acompanhe nossa entrevista:


CASADENOTÍCIAS - Presidente como você avalia a Campanha Toledo Precisa de deputados? Quais eram os objetivos da Acit?

ANAIDE - A Campanha foi muito bem recebida pela comunidade. Nosso grande objetivo é mostrar a necessidade de nossa cidade ter representantes que defendam nossas demandas, que estejam próximos de nós. 

Estamos numa região geograficamente distante dos centros de poder Federal e Estadual e por sermos também de colonização mais recente, nossa densidade demográfica é menor, se comparado com outras regiões, ou seja, temos menos habitantes e, portanto, menos eleitores. Por outro lado, somos os maiores produtores de alimentos do estado e um dos maiores do país, com um PIB acima da média Nacional, mas com várias necessidades represadas.

CASADENOTÍCIAS - Quais as pautas são relevantes para o desenvolvimento social e econômico do município e região?

ANAIDE - Para citar apenas algumas, temos demandas históricas relacionadas a infraestrutura no nosso município, especialmente agora com a renovação dos contratos de pedágio e de concessão de ferrovias. Além disso, as necessidades de reformas na gestão pública, especificamente a Administrativa, Fiscal/Tributária e, principalmente, uma Reforma Política.

Além disso, os empresários precisam de representantes que contribuam para um ambiente macroeconômico mais estável e desburocratizado.

Uma educação mais voltada às necessidades da região, com foco no desenvolvimento de novas habilidades, que permitam o incremento de novas matrizes econômicas, como a tecnologia, que avança em nosso município.

No aspecto Estadual, consideramos fundamental a revisão de tributação extremamente prejudicial que impacta especialmente o micro e pequeno empresário instalado no Paraná, tirando competitividade na comercialização de inúmeros produtos acabados, quando se compara a tributação dessas mercadorias com outros estados. Estamos nos referindo à Substituição Tributária.

CASADENOTÍCIAS - A polarização política vivida no país de alguma forma traz insegurança ao eleitor que teme atos mais violentos, apesar do voto ser secreto. Você acredita que a campanha ajudou na conscientização da população para não deixar de ir às urnas ou se isentar das escolhas?

ANAIDE - Percebo que a polarização não acontece só em nosso país. Acredito que seja um cenário surgido com o aumento da presença das mídias sociais. As conversas facilmente viram discussões, pois a distância de certa forma desumaniza e reduz o oponente virtual a àquela opinião, à àquele assunto. E quando o outro pensa diferente e o diálogo desaparece, vem rapidamente um rótulo pra justificar o nosso ponto de vista. Assim, passo a ter a imagem de um ‘inimigo’ e me alio a quem pensa igual a mim, fortalecendo meu ponto de vista. Me recordo sempre da teoria da ferradura, onde os extremos estão muito mais próximos do que a maioria das pessoas se dá conta.

Acredito que nossa campanha trouxe mais informação de que, para um sistema democrático funcionar melhor, a sociedade precisa desenvolver valores e ideias aqui na base, para cobrar dos mandatários e legisladores de forma muito mais organizada. Esse é um caminho bem racional para incrementar a representação: a proximidade com quem nos representa. São esses representantes que devem conhecer e refletir os variados interesses da base onde atuam.

Tenho certeza de que mais pessoas passaram a prestar atenção nos papéis e responsabilidades de um Deputado Federal e Estadual com a nossa campanha.

CASADENOTÍCIAS - Pelo próprio processo de polarização política as pessoas tendem a focar o debate nas chapas executivas. Que mensagem você gostaria de deixar sobre a importância de termos representações na Assembleia e na Câmara Federal

ANAIDE - O atual modelo de representatividade tem a instituição do orçamento impositivo, onde uma parte do Orçamento da União é destinada à projetos indicados pelos Deputados Federais. Dessa forma, com representantes da cidade e região, verbas para Saúde, Infraestrutura, Educação por exemplo podem ser rapidamente alocadas onde a população mais sente necessidade.

Podemos citar claramente como exemplo em Toledo a falta de repasse de verbas para a HOESP, hospital que atende pacientes do SUS de todo extremo Oeste e vem passando por sérias dificuldades para prestar seus serviços, considerando os baixos valores de reembolso recebidos. Com essa falta de representatividade, a entidade se ressente e campanhas de arrecadação de fundos junto à comunidade tem sido cada vez mais frequentes.

Isso sem falar em todos os temas já citados, que visam o desenvolvimento da cidade e região.

Faço novamente um apelo para que o cidadão utilize o instrumento do voto para exercer seu poder de escolha. 

A democracia se constrói com a política e uma eleição é o momento mais importante para a evolução de um país, uma região, uma cidade.

Políticos também são funcionários públicos. A população deve participar, acompanhar e cobrar cada representante no exercício de seu mandato.

Também precisa ficar claro que passada a eleição, definidos os eleitos, não há mais vencedores e vencidos. Há representantes que precisam ouvir e entregar demandas da sociedade.

A Campanha


Além da Campanha de marketing visual a Acit realizou encontros que foram divididos em três edições com a participação de quatro candidatos recepcionados individualmente, iniciando no dia 30 de agosto com a presença dos candidatos Elton Welter (PT), que concorre ao cargo de Deputado Federal; Aquiles Franco (PSC), candidato a Deputado Estadual; Lourival Neves Junior (Patriota), candidato a Deputado Estadual e Tita Furlan (União), que disputa às eleições ao cargo de Deputado Federal.

No dia 14 de setembro, a presidente Anaide Holzbach conduziu a conversa com os candidatos (as) Kelin Piccoli (Novo), que concorre ao cargo de Deputada Federal; Graziela Gobbato (Republicanos) candidata a Deputada Estadual; Sargento Vanderlei (Pros) candidato a Deputado Federal e Lucio de Marchi (PP), que disputa às eleições ao cargo de Deputado Estadual.
Para finalizar, no dia 15 de setembro a recepção foi para os candidatos (as) Simone Sponholz (PL) candidata a Deputada Estadual; Dilceu Sperafico (PP), candidato a Deputado Federal; Ademar Dorfschimidt (União) candidato a Deputado Estadual e Antônio de Freitas – Zóio (PV), candidato a Deputado Estadual.
As entrevistas estão disponíveis no canal da ACIT no Youtube.
 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29