Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Toledo termina campanha de vacinação com 78% de cobertura

Cobertura ficou acima da média nacional, porém abaixo da meta do Ministério da Saúde que é de 95%
04/10/2022 - 09:08
Por Prefeitura de Toledo


O Departamento de Vigilância em Saúde apresentou, nesta segunda-feira (03), o total de cobertura vacinal com a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Crianças e Adolescentes menores de 15 anos. Contra a pólio, a cobertura chegou a 78%, acima da média nacional, porém abaixo da meta do Ministério da Saúde que é de 95%. A multivacinação continua em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) dos bairros, conforme o horário de atendimento de cada local.

As ações da campanha começaram no dia 8 de agosto e deveriam ser encerradas em 9 de setembro. Por conta da baixa adesão, o Ministério da Saúde optou pela prorrogação, até a última sexta-feira (30). Em Toledo, além das UBS’s, a dispensação das gotinhas aconteceram em estabelecimentos comerciais (shopping e supermercado), além de parques, centros municipais de educação infantil e demais espaços com alta circulação de pessoas. 

“Realizamos diversas ações, todas com o intuito de aumentar a cobertura vacinal. Vale ressaltar que a vacina é um direito das crianças, como afirma o Estatuto da Criança e do Adolescente, e cumprir esse direito exige responsabilidade tanto do poder público como da família", explicou a diretora de Vigilância em Saúde de Toledo, Juliana Beux Konno. 

A poliomielite está erradicada no Brasil, mas voltou a aparecer em alguns países. É uma patologia grave, que causa danos irreversíveis. “Não podemos deixar que ela volte a representar perigo para nossas crianças”, disse a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, reforçando que foram empenhados muitos esforços para que as crianças tivessem acesso à vacina. 

“Levamos para os mais variados espaços e as equipes dos Departamentos de Atenção Primária e de Vigilância em Saúde foram incansáveis para facilitar que a vacina chegasse às pessoas. É preciso agradecer também a imprensa que abriu portas para nós em todos os momentos também”, concluiu. 


Sem nome %281144 x 250 px%29